4º Curso de Redação para ENEM

Endereço: Mediado por Tecnologia

Local: Ministrado via Tecnologia

Palestrante: Prof. André Lorenção

A palestra tem por objetivo contribuir para o processo de escrita do aluno, aperfeiçoando suas habilidades redacionais de modo a produzir textos coesos, coerentes e bem articulados, evitando redundâncias e erros gramaticais, assim como  sinalizando alguns problemas de ortografia que podem comprometer a qualidade do texto. Dentre os aspectos abordados na exposição, serão apresentados problemas de escrita, como grafia, gramática e concordância, que afetam e comprometem significativamente a redação.

Além disso, os alunos participantes do evento poderão compartilhar suas experiências, dificuldades e obstáculos, sendo frequentemente relatadas as dificuldades relacionadas a como iniciar o primeiro parágrafo, como organizar e estruturar de maneira lógica as ideias e de que modo o aluno pode finalizar seu texto, encerrando suas ideias e argumentos sem correr o risco de ser repetitivo.

Aguardem dicas valiosas a respeito de como produzir argumentos convincentes, persuasivos e lógicos. Já adiantamos algumas dicas preciosas para sua escrita, que serão trabalhadas e detalhadas no dia do evento, dentre elas:

• não abusar do uso de exclamações, nem citar autores demasiadamente
  • ter cuidado com hipérboles, exageros e redundâncias
  • evitar o uso da voz passiva e de mesóclises, em seu texto
  • nunca generalizar, pois ideias muito abrangentes e generalizantes podem induzir ao erro
  • evitar, sempre que possível, frases longas e regionalismos linguísticos, assim como deve-se evitar chavões
  • ao final, passar seu texto a limpo, sempre lembrando de caprichar na letra

Dias:

19/09/22 e 20/09/22

Sobre o professor:

André Luiz Lorenção é Mestre em Letras (Área de Concentração: Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Possui graduação e licenciatura concluídas em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), com dupla habilitação, português e inglês. Licenciatura Plena em Pedagogia. Professor da instituição Strong Business School.