Atendimento / Ouvidoria

Como se dar bem na dinâmica de grupo?

Blog
07 de outubro de 2013

Quem não sente aquele frio na barriga quando vai encarar uma dinâmica de grupo? Ansiedade, tremedeira, suor e medo de falar bobagem certamente estão entre as angústias de quem está prestes a disputar uma vaga de emprego e dá de cara com os outros concorrentes.

Especialistas dizem que quanto mais aprofundada é a pesquisa sobre os valores e a missão da empresa, mais garantia de ter sucesso porque a interação é diferente quando a pessoa conhece a organização. Se você tiver conhecidos que trabalham ou já trabalharam lá, pergunte como é o perfil dos profissionais, como são as reuniões, se é uma organização mais formal e reservada ou mais descontraída e informal.

No entanto, as competências que estão sendo avaliadas são particularidades dos processos seletivos. Veja abaixo mais algumas dicas e prepare-se!

Aposte no autoconhecimento
Quanto mais a pessoa se conhece, mais domínio ela tem da situação. Faça uma retrospectiva, analise quais são o seus valores e pontos fortes. Para as funções que exigem mais experiência o processo é composto pela junção entre a avaliação das competências pessoais e profissionais.

Aprofunde a pesquisa sobre a empresa
Pesquisar sobre a empresa é sempre muito positivo. Reportagens dão subsídios para entender como a empresa é no dia a dia, se ela investe nas pessoas, se preza pela responsabilidade social. Se você tiver conhecidos que trabalham ou já trabalharam lá, pergunte como é o perfil dos profissionais, como são as reuniões, se é uma organização mais formal e reservada ou mais descontraída e informal.

Mantenha a tranquilidade
Quando mais tranquilo você estiver mais facilmente você vai ficar conectado com as atividades propostas. Fique atento aos sinais de tensão. Ombro contraído, mãos apertadas, perna que não para de tremer. Respiração mais profunda é uma das técnicas para relaxar.

Atente à maneira como você interage
A habilidade de comunicação vai fazer toda a diferença neste momento. A empresa quer conhecer o candidato. Para ela, o profissional ainda é uma folha em branco, por isso ele precisa saber se movimentar e mostrar os coloridos. A voz não deve ser nem muito baixa nem muito alta. Não fale gíria, não use expressões inadequadas.

Tenha cuidado com a sua postura e com a maneira de se vestir
Ficar se mexendo na cadeira e fazer gestos bruscos vão contra o que as especialistas recomendam. O jeito de se vestir mostra um pouco da personalidade. Por isso, prefira apresentar-se de forma mais alinhada e sem exageros.

Arrisque (um pouco)
Um toque de ousadia é a cereja do bolo em uma dinâmica de grupo já que aumenta as chances de você se destacar dos demais. O candidato deve ser ousado em participar, fazer perguntas para o grupo, e ele não precisa ter todas as respostas na ponta da língua para isso.

Com informações da Exame.com


Precisa de ajuda?