Atendimento / Ouvidoria

Tudo sobre o PROUNI: veja as perguntas mais frequentes respondidas aqui!

Blog
02 de fevereiro de 2022

O PROUNI – Programa Universidade para Todos, teve sua criação em 2004, com o intuito de tornar o acesso ao ensino superior mais acessível para mais estudantes, que não conseguiriam arcar com o pagamento da faculdade. Dessa forma, os estudantes podem ser contemplados com bolsas parciais ou integrais em instituições privadas de ensino. 

Atualmente, ele foi responsável por auxiliar mais de 2 milhões de estudantes a conseguir ingressar no ensino superior em instituições de ensino privado. Anualmente, são mais de 250 mil bolsas concedidas, e a seleção acontece a partir da nota do ENEM, e existem algumas regras para participação no programa. 

Por isso, hoje aqui você vai saber tudo sobre o PROUNI e como ingressar na Strong! Veja a seguir. Boa leitura! 

Como ingressar na Strong Business através de financiamento estudantil?

A Strong é uma instituição de ensino privada que conta com 26 anos atuando na área da educação, com mais de 5 mil alunos distribuídos pela Graduação, Pós-graduação e pelo MBA, nos 5 polos localizados em Santo André (2), Alphaville (1), Osasco (1) e em Santos (1). 

Há 24 anos que contamos com a parceira da FGV – Fundação Getúlio Vargas, e atualmente é considerada com a maior parceira da FGV em todo o território nacional. Fomos a primeira instituição de ensino no Brasil a ganhar a certificação de qualidade da FGV, nos cursos de graduação de Administração e de Economia. 

Além disso, a Strong conta com várias formas de ingresso, como os programas de bolsas de estudo, bolsas tradicionais da própria instituição e programas de financiamento estudantil, como o PROUNI. 

O que é o PROUNI?

O PROUNI é um programa que foi criado pelo Governo Federal em 2004, para aumentar o acesso dos estudantes para o ensino superior através da concessão de bolsas parciais e integrais de ensino em instituições de ensino privadas. 

Para que você possa estar elegível pelo programa é necessário atender a alguns requisitos, como: 

  • Ter obtido nota mínima de 450 pontos no ENEM e não ter zerado a prova de redação; 
  • Ter renda familiar de, no máximo, 03 salários mínimos por pessoa; 
  • Curso do Ensino Médio (o enquadramento deve ser em uma das 3 opções a seguir):
    1. Cursado Ensino Médio em instituições de ensino público; 
    2. Ensino Médio cursado em instituição de ensino privado, é necessário que tenha sido através de bolsa integral; 
    3. Ensino Médio cursado de forma híbrida (uma parte em instituição de ensino pública e outra parte em instituição de ensino privada com bolsa integral). 
  • Portador de deficiência; 
  • Professor da rede pública de ensino básico em exercício da função (integrando o quadro permanente, e concorrendo a vaga de licenciatura, normal superior ou em pedagogia)

Para ser elegível a candidatura de bolsa integral através do PROUNI, é necessário que a renda familiar não ultrapasse 1,5 salário mínimo. Caso a renda familiar esteja entre 1,5 e 3 salários mínimos, se torna elegível à bolsa parcial, até 50%. 

Como acontece a seleção para o PROUNI? 

A seleção para o PROUNI é feita de forma automática, criando um sistema de classificação a partir da nota do ENEM. 

No entanto, o processo ocorre um pouco diferente do que se imagina, porque não existe uma concorrência direta entre todos os candidatos, mas sim entre os candidatos que escolheram o mesmo curso, faculdade, campus, turno e modalidade. 

 O preenchimento das vagas ocorre de forma decrescente, ou seja, da maior nota do ENEM para a menor. Para que seja justo com os candidatos. 

Já no segundo dia de inscrições para o programa, o PROUNI divulga quais serão as notas de corte, ou seja, qual será a menor nota aceitável para estar elegível para uma vaga, considerando os seguintes critérios: 

  • Curso; 
  • Instituição de ensino; 
  • Campus; 
  • Turno; 
  • Modalidade. 

Existem cursos e instituições de ensino que são mais concorridos do que outros, e por isso, a necessidade de acompanhar as datas de corte, para entender quais serão suas chances ou se será necessário escolher outra opção a partir das vagas que ainda estão disponíveis. 

Suas escolhas podem ser modificadas quantas vezes você preferir. No entanto, para o processo de seleção, só terá validade a última opção que foi salva pelo candidato no portal. 

Após o encerramento das inscrições, o PROUNI inicia o processo de seleção dos candidatos com as melhores notas, o resultado vai sendo liberado parcialmente ao longo dos dias seguintes. 

Quais são os documentos solicitados para realizar a inscrição no programa PROUNI? 

Para os candidatos que foram pré-selecionados para a concessão de uma das bolsas do PROUNI, é necessário levar alguns documentos para que seja possível dar entrada no processo de matrícula. Através do site do PROUNI é possível conferir a lista completa, mas fizemos um breve resumo. 

  • Documento de identificação do estudante candidato e dos membros da família: pode ser RG, Passaporte com emissão em solo nacional ou Carteira de Habilitação; 
  • Comprovante de residência: pode ser conta de luz, água, telefone, última declaração de imposto de renda, fatura do cartão de crédito, boletos nominais de cobrança (mensalidade de escola, plano de saúde); 
  • Comprovante de renda: nesse caso depende do tipo da atividade que está sendo exercida no momento (assalariado, trabalhador rural, pensionista, aposentado, autônomo). 

É possível contar com dois programas governamentais ao mesmo tempo para ingressar na faculdade?

Existem casos em que é possível sim, como por exemplo o uso do FIES e do PROUNI. No entanto, neste caso, o FIES só poderia ser solicitado por estudantes que tiveram a concessão de bolsa parcial. Dessa forma, seria possível custear o restante do valor da mensalidade. 

Porém, existem 2 regras que precisam ser seguidas: 

  • O financiamento deve ser utilizado para custear o mesmo curso e na mesma instituição em que o estudante foi contemplado com a Bolsa PROUNI, mas a soma dos valores dos dois benefícios não pode exceder o valor da mensalidade; 
  • A faculdade também precisa participar do Programa do FIES. 

Atendendo aos dois requisitos, é possível combinar o uso desses dois programas governamentais, para conseguir ingressar no ensino superior em uma instituição de ensino privado. 


Precisa de ajuda?