Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Publicidade e Propaganda
Muitos estudantes interessados na área fazem a mesma pergunta todos os anos: como é o curso de Publicidade e Propaganda?
Assim como o mercado de trabalho para o publicitário, o conteúdo de um curso de Publicidade e Propaganda é bem vasto. Afinal, o profissional da área deve ser alguém antenado com tudo o que acontece no mundo contemporâneo, que tenha um olhar crítico e prático sobre as coisas.
De acordo com o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da STRONG ESAGS, Edson Paiva, o publicitário trabalha o tempo todo com realidades diferentes e busca interpretá-las para tornar viável a elaboração de planos que permitam a empresas alavancarem seus negócios com uma comunicação eficaz. “Trata-se de um profissional criativo e versátil, que está em busca o tempo todo de novidades e soluções. ”
O curso de Publicidade e Propaganda tem a duração de quatro anos e engloba diversas disciplinas para dar ao estudante a formação ampla e necessária para que ele possa ter sucesso em sua carreira como publicitário.
Essas disciplinas podem ser divididas em três eixos:
Teoria: O conhecimento teórico é fundamental para compreender cenários e recursos a serem empregados nos projetos, assim como a sociedade e o meio em que vivemos. Matérias como Filosofia, Ciências Sociais e Psicologia são comuns a vários cursos de nível Superior.
Para o publicitário, outras disciplinas teóricas são sempre abordadas e agregam muito conhecimento para a carreira profissional – aqui entra a Legislação Publicitária, a Semiótica, os Conceitos de Arte, as Teorias da Comunicação, etc.
Estratégia: Mais específicas, são matérias que estudam o mercado, consumidor, planejamento e estratégias de marketing e comunicação. Alguns profissionais podem se especializar nessa área, mais relacionada à pesquisa de mercado. É aqui que os alunos aprendem Comportamento de Compra e Consumo, Branding, Tendências e Métricas, Administração Mercadológica, Estratégias de Mídias Digitais e Redes Sociais, dentre outras disciplinas.
Prática-criativa: São nessas disciplinas que o aluno tem a possibilidade de colocar a mão na massa em uma criação de peça publicitária. Para isso, ele precisa estudar sobre assuntos como Computação e Produção Gráfica, Redação Publicitária, Comunicação Visual, Direção de Arte, Processos e narrativas sonoras e audiovisuais.
Além desses três eixos de disciplinas, os alunos em um curso de Publicidade e Propaganda também escolhem duas matérias eletivas, que como o nome sugere, são decisões dos próprios estudantes dentre as opções que a faculdade oferece.
Na STRONG ESAGS, o conteúdo programático cumpre com todas as necessidades para formar um publicitário completo. Oferecemos uma infraestrutura de qualidade para os alunos desenvolverem suas habilidades no eixo prático-criativo, com laboratórios de produção com os softwares mais usados no mercado e um estúdio multimídia para fotografia e produção audiovisual.
Leia também:
Quatro áreas de atuação de um publicitário em uma agência
Curso de Publicidade e Propaganda da STRONG ESAGS fica em 1º lugar no Brasil no ENADE
5 coisas que você precisa saber sobre o curso de Publicidade