Transformação Digital em Tempos de Pandemia
Por Claudia Maria Sodero Salles
Outro dia recebi, em um aplicativo de mensagens, uma “meme” que trazia a seguinte questão: “Quem foi o responsável pela introdução da Transformação Digital em sua empresa?”. As respostas disponíveis eram: O CEO, o CIO, o CTO, o Corona Vírus (resposta correta).
Essa brincadeira da internet trouxe consigo uma verdade muito séria: o fato de que nós, profissionais da TI, falhamos miseravelmente nos últimos 15 anos, e um vírus foi muito bem-sucedido em 15 dias.
Nestes míseros 15 dias, empresas que resistiam em dispor seus dados e aplicações em ambiente de nuvem computacional, o fizeram a toque de caixa. Gestores que não admitiam que seus colaboradores trabalhassem a partir de casa (sim, o correto não é “home-office” e sim “working from home”) passaram a ordenar que o fizessem imediatamente.
É claro que adotar serviços de computação em nuvem e ferramentas de vídeo conferência não confere a nenhuma empresa o certificado de Transformação Digital 2020… Mas, é possível afirmar que deu um primeiro passo nesta direção! E quais seriam os próximos passos a serem dados? Revisão de processos, inserção de tecnologias digitais para alavancar melhorias, inserção de produtos e serviços em plataformas digitais, uso de chatbot e outros algoritmos de inteligência artificial para interação com clientes e outros atores da cadeia produtiva, automatização de processos produtivos com Internet das Coisas… enfim, são muitas as oportunidades de aplicar a tecnologia digital na melhora da produtividade e até mesmo na alavancagem de negócios. Isso é Transformação Digital. Usar a tecnologia para agregar valor!*
Mas tem um fator muito importante, que deve ser visto primeiro: qualifiquem seus colaboradores e gestores para o uso de metodologias e ferramentas que apoiam o trabalho remoto. Façam com que seus times trabalhem de forma produtiva, independente do espaço físico. Desta forma, a melhora da produtividade dos processos certamente irá gerar novas oportunidades de negócio. O segredo? Pensar como startup, simplificando processos e focando no problema, para que as soluções sejam desenvolvidas da melhor forma para a organização. Seja inquieto e questione sempre!
E seguimos transformando este mundo num lugar melhor para todos!
Claudia Maria Sodero Salles é professora universitária na STRONG ESAGS, UNISANTOS e FATEC-BS. Chefe do Departamento de Ciência, Tecnologia e Informação da Prefeitura de Santos. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC-BS e Mestre em Gestão de Negócios pela UNISANTOS. Várias especializações de TI aplicada a negócios e gestão de projetos.
*Ver artigo publicado no LinkedIn, sobre Governança de TI e gestão da crise, para ver outros exemplos de como a TI pode apoiar processos digitais numa organização. Disponível em https://www.linkedin.com/pulse/responsabilidade-de-cada-um-claudia-sodero-salles-