Técnica Pomodoro pode te ajudar a render mais nos estudos
Estudar em casa pode ser um grande desafio devido às distrações que podem afetar negativamente a nossa produtividade. Controlar bem o seu tempo é de grande importância para não se esgotar mentalmente e ainda ser produtivo ao máximo possível. Uma das mais famosas técnicas de gestão de tempo é a técnica Pomodoro, desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo em 1988.
Apesar do nome (pomodoro, em italiano, significa tomate), a técnica não tem a ver com a alimentação, e sim com o cronômetro, com o mesmo formato da fruta, utilizado por Cirillo ao criar o método.
A técnica é simples. Você só precisa de uma lista de tarefas a fazer e de um timer. A ideia é a seguinte: dedique-se a uma tarefa de forma ininterrupta por 25 minutos. Depois, descanse por 5 minutos. E repita esse ciclo de 30 minutos (que o criador chama de Pomodoro) para cada tarefa.
A cada quatro Pomodoros, faça um descanso maior, de 20 a 30 minutos. A ideia é potencializar ao máximo sua produtividade nos estudos em pequenos blocos de tempo com o máximo de concentração, e evitar assumir várias tarefas ao mesmo tempo. Alguns aplicativos para celular já reproduzem a técnica com cronômetros customizados para facilitar ainda mais a sua vida.
Existem outras formas de programar sua rotina de execução de tarefas. De forma gratuita, a STRONG ESAGS oferece um curso on-line de gestão de tempo, além de outros cursos grátis que você pode conferir neste link.