STRONG ESAGS realiza Estudo da Demanda Turística em Santo André
No final do ano passado, a STRONG ESAGS assinou uma parceria com a prefeitura de Santo André para realizar um estudo sobre a Demanda Turística em Santo André, por meio do nosso Centro de Inteligência de Mercado (CIM).
O trabalho sobre a Demanda Turística em Santo André foi feito entre setembro e dezembro de 2020, e teve todo o seu método de pesquisa, amostras, locais de aplicação e planejamento revisados e certificados pela STRONG ESAGS. Nós também fomos os responsáveis por revisar e validar o resultado final do estudo, cujos dados coletados poderão ser usados em eventuais pesquisas e desenvolvimento de trabalhos e projetos acadêmicos na área de turismo.
O estudo teve como objetivo identificar o perfil de potenciais clientes, levantar oportunidades para ofertar serviços e produtos turísticos, analisar viabilidade e delinear estratégias para divulgação de Santo André como destino turístico, avaliar o nível de conhecimento dos turistas sobre serviços receptivos em Santo André, conhecer os hábitos dos Turistas durante sua estadia na cidade, avaliar o nível de conhecimento dos turistas sobre os atrativos, levantar expectativas e interesses em conhecer roteiros tradicionais e/ou alternativos na cidade de Santo André.
Foram feitas entrevistas para avaliarmos a situação dos principais pontos turísticos de Santo André, como o distrito de Paranapiacaba e o Parque Sabina, além de avaliar também a infraestrutura da cidade como um todo. Foram captados dados como cidade de origem, renda, nível de escolaridade e informações sobre tempo de estadia e serviços consumidos, dentre outros aspectos relativos aos turistas que visitam a cidade.
Conclusões do estudo
O estudo concluiu que a parte do público que busca lazer e descanso em Paranapiacaba, buscam locais próximos a sua moradia para roteiros de curta estada com bom custo-benefício para viagens em família e com amigos, e a outra parte do público que frequenta a cidade a negócios tem permanência maior e vem de localidades mais distantes, viajando também em grupos, porém menores ou com a família.
A STRONG ESAGS ressalta a importância de contribuir com a comunidade ao firmar parcerias como essa, que nos ajudam a compreender e se preparar para uma melhor tomada de decisões na área de turismo em nossa cidade.