Saiba tudo sobre Iniciação Científica e veja como começar uma
Quando um aluno entra na graduação, um dos programas extracurriculares que ele se depara é a Iniciação Científica, um modelo de pesquisa direcionado exclusivamente a alunos do ensino superior, que pode ser elaborado em várias áreas de conhecimento. Ou seja, é possível realizar uma pesquisa científica em todos os cursos, seja na faculdade de Ciências Contábeis, na faculdade de Publicidade e Propaganda e até mesmo na de Economia e Administração.
“A iniciação científica ajuda muito a solidificar o conhecimento do aluno, fazendo com que ele aprenda a pesquisar e buscar conhecimentos fora do ambiente da sala de aula. Isso o torna um profissional muito mais autônomo, capaz de resolver questões mesmo fora de suas áreas de atuação”, diz Paulo Taneda, professor da Faculdade de Administração da STRONG ESAGS, que dá algumas dicas para quem quer entrar neste meio acadêmico.
Como um aluno pode iniciar?
Para iniciar uma iniciação científica, o aluno deve primeiramente procurar um professor orientador que tenha formação e atue na área de interesse. Feito isso, ele irá definir com seu orientador um projeto de pesquisa, que pode ser num assunto específico de seu interesse, ou ainda algum tópico de pesquisa sugerido pelo próprio professor orientador.
Qual é a importância para o aluno?
A iniciação científica ajuda muito a solidificar o conhecimento do aluno, fazendo com que ele aprenda a pesquisar e buscar conhecimentos fora do ambiente da sala de aula. Isso o torna um profissional muito mais autônomo, capaz de resolver questões mesmo fora de suas áreas de atuação.
No que isso influencia na vida profissional dele? E na acadêmica?
A iniciação científica proporciona ao aluno um primeiro contato com trabalhos de pesquisa acadêmica, contribuindo não apenas para sua formação como profissional, mas também como sujeito ativo na produção de ideias e conhecimento. Ele terá oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendeu nas disciplinas regulares de seu curso, e também irá contribuir para a divulgação do conhecimento adquirido em suas pesquisas (geralmente, os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos alunos são apresentados em seminários ou congressos).
Quais são as dicas para o aluno que quer começar uma IC?
O aluno interessado em ingressar num programa de iniciação científica deve primeiramente escolher uma área do conhecimento que esteja interessado em se aprofundar. Deve ser algum assunto que não seja abordado em disciplinas regulares do seu curso de graduação, visto que o objetivo do programa é possibilitar ao aluno o aprendizado de algo novo, levando-o à pesquisa e à descoberta do conhecimento por si só (com a supervisão adequada de seu orientador.)