Saiba quais são os motivos para cursar a faculdade de Administração
No Brasil, a faculdade de Administração é um dos cursos mais procurados pelos estudantes no Brasil. Além de ser um curso muito rico em conteúdo, ele oferece a oportunidade de o aluno adquirir uma ampla visão sobre os negócios, permitindo que ele atue na administração de empresas em diversas áreas de interesse. O professor do curso de Adm da STRONG ESAGS, Claudio Sunao Saito, dá algumas dicas para os alunos que querem entrar nessa área e virarem administradores.
Segundo o professor, o primeiro passo é não cair no conto de que o administrador lida somente com dinheiro (embora essa parte seja muito importante em qualquer negócio). “O curso é amplo e oferece disciplinas diversas. Depois de frequentar disciplinas básicas, ele pode escolher a área onde quer atuar, seja em marketing, finanças, RH, etc. Se gostar de animais, por exemplo, pode empreender e abrir um petshop”, diz Saito, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorando em Gestão de Negócios Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Quanto às dificuldades que podem surgir durante o curso, isso vai depender das habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos no ensino fundamental e médio. “Alguns podem ter que se esforçar um pouco mais nas disciplinas quantitativas, como matemática. Já outros podem ter dificuldade em lidar com outras pessoas e fazer trabalhos em grupo. De qualquer forma, são situações que forçam o aluno a superar suas limitações e aprender a ultrapassar dificuldades”.
Mercado
Claudio Saito ressalta que o mercado, apesar de difícil por conta da crise, ainda sobressaem as vagas para administradores, mesmo em momento de crise. “É claro que existe a competição, como em qualquer área, onde conseguem a colocação os melhores profissionais. Isso tanto para o estágio quanto para um trainee ou vaga de emprego”.
“Pense que é um curso onde ele deve desenvolver atitudes empreendedoras e criativas. Hoje o mundo está mudando rapidamente e as pessoas devem se adaptar ou mesmo antecipar as tendências. Os alunos devem se preparar, desde agora, a nova realidade”.
Claudio Sunao Saito
Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorando em Gestão de Negcios Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atualmente é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e estratégia empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração estratégica de preços, plano de negócio e estratégia empresarial.