Atendimento / Ouvidoria

Saiba como conseguir um estágio de primeira

Blog
23 de março de 2022

Quer começar a colocar em prática os aprendizados que obtém na faculdade? Então confira hoje dicas de como conseguir um estágio de primeira. Com isso, dê seus primeiros passos, veja como é o dia a dia da profissão e aprenda muito!

Muitas pessoas acreditam que um bom estágio somente é possível quando se está avançado na universidade. Contudo, isso não é verdade. É possível obter oportunidades logo no início do curso, basta seguir os passos corretos.

Com eles, então, mesmo a sua falta de experiência em outros estágios não terá força para atrapalhar sua candidatura. Abaixo, confira dicas incríveis e garanta sua colocação no mercado de trabalho.

Quais são os requisitos para conseguir um estágio?

A única exigência existente é que haja o vínculo entre o estagiário e uma faculdade. A partir daí decorrem outras regras e obrigações, como a realização de relatórios para a instituição, por exemplo. Todavia, isso não vem ao caso no momento.

O que você precisa ter em mente é que o estágio está disponível para qualquer aluno que tenha ao menos 16 anos. No caso dos alunos universitários saiba que não há qualquer tipo de restrição a tipos de cursos. Todos eles permitem (e até exigem) a realização dele.

Saiba dicas incríveis para conseguir um estágio de primeira

Separamos para você, abaixo, 5 dicas incríveis para aumentar as suas chances de entrar no mercado de trabalho por meio da obtenção de um estágio. Elas são cabíveis independentemente do período da faculdade em que você se encontra, da área de estudo ou do curso. Confira as dicas abaixo e as use em seu favor!

Tenha um currículo claro, objetivo e organizado

O primeiro passo para conseguir um estágio de primeira não poderia ser outro que não o desenvolvimento do currículo. Afinal, ele é como se fosse a carta de apresentação do candidato à empresa.

O currículo apresenta quem é o candidato, onde estuda e o que almeja. Igualmente, é responsável por dar a primeira impressão a quem se deseja ter como empregador. Dessa maneira, alguns cuidados são essenciais, tais como:

  • Determinação clara de dados como nome, endereço, e-mail, formas de contato, curso que faz, instituição de ensino, período em que se encontra, turno dos estudos;
  • Grafia correta de todas as palavras que estão no currículo, garantindo que não haja nenhum erro de português;
  • Organização das informações de forma que elas fiquem claras e facilmente sejam encontradas no documento;
  • Pontos de destaque da vida do candidato. Isso pode ser outros estágios, mas também intercâmbios, programas de voluntariado e projetos dos quais tenha participado, ainda que de cunho estudantil;
  • Objetivo que o estagiário tem com esse vínculo, etc.

É importante lembrar que aqui se aplica a máxima de que menos é mais. Por isso, não exagere nas informações e coloque apenas aquelas que realmente são relevantes para contato ou para que você se destaque perante a concorrência à vaga.

Jamais minta no currículo!

Além dos pontos essenciais que devem constar no currículo para conseguir um estágio de primeira, ainda existem questões que não devem se apresentar. A principal se refere às mentiras.

Não raro os candidatos tentam maquiar as informações do currículo para torná-lo mais interessante. Entretanto, isso pode ser um tiro no pé. Primeiramente, porque não haverá correspondência entre habilidades listadas e o dia a dia do estagiário; ainda, porque isso pode sujar a imagem do estagiário para obtenção de outros vínculos futuros.

Escolha com cuidado suas opções

Outro ponto para conseguir um estágio de primeira é escolher com muito cuidado quais são as opções que lhe interessam. Afinal, aqui você está buscando conhecer melhor sua área de estudos na prática.

Por isso, vincule-se com nichos que lhe interessem e que realmente despertem sua vontade de trabalhar no futuro. Ao se candidatar para todas as vagas existentes, por outro lado, você corre o risco de perder aquelas que realmente importavam, uma vez que dedica seu tempo de preparo a outras, desinteressantes.

Procure saber mais sobre a empresa que lhe interessou

Uma vaga de estágio em especial despertou o seu interesse? Então saiba que é importante pesquisar tudo o que puder sobre a organização. Por exemplo, sua história, regras internas, figuras importantes que fazem ou fizeram parte dela, etc.

Isso ajuda você a se conectar com a empresa, bem como a saber onde está pisando. Da mesma maneira, demonstra à empresa que você realmente se importa e tem interesse nessa vaga.

Prepare-se para a entrevista e eventuais perguntas

É essencial se preparar para a entrevista para conseguir um estágio de primeira. Afinal, ela é uma das principais partes do processo seletivo. Nela, então, o seletor vai além de como você se apresenta em currículo, pois passa a conhecê-lo(a) pessoalmente. A sua postura, palavras escolhidas e forma de se portar serão essenciais aqui.

Portanto, não deixe de se preparar para a entrevista. Treine respostas para as perguntas que mais se utilizam nesses casos (sempre mantendo a sinceridade na resposta). Igualmente, treine a respiração e a fala e garanta que a dicção esteja fluída, nítida e correta.

Tudo isso ajuda no desenvolvimento da sua imagem enquanto candidato de interesse para a empresa que oferta a vaga de estágio. Ou seja, é crucial e, por isso, faz parte da sua preparação para conquistar a vaga dos sonhos.

Tenha uma rede de contatos

Por fim, mas não menos importante, não deixe de manter uma rede de contatos para conseguir um estágio de primeira. Por meio dela é possível tomar conhecimento de oportunidades. Igualmente, conseguir informações maiores sobre as vagas e – a cereja do bolo! – indicações.

É realmente gigantesco o número de empresas que contratam a partir de indicações. E quando o assunto é uma vaga de estágio isso não é diferente, sendo igualmente influente.

Por isso, busque informações de vagas com colegas e troque dados, bem como indicações. Com isso, aumente as chances de conseguir uma vaga de estágio de primeira e de se desenvolver profissionalmente de modo a obter o prestígio e o sucesso sonhados.


Precisa de ajuda?