Revista Estudos e Negócios debate os desafios de uma carreira internacional
Revista Estudos e Negócios debate os desafios de uma carreira internacional O material editado pela ESAGS, em sua 11ª edição, traz ainda artigos científicos e projetos inéditos totalmente desenvolvidos pelos alunos
Ter uma experiência pessoal ou profissional, no exterior, é o sonho de muitos jovens brasileiros. Nesse momento de escolha entre embarcar para realizar um intercâmbio, um curso de curta/longa duração ou firmar-se em uma profissão, no mercado nacional, o melhor caminho é ouvir quem já viveu essa experiência. O tema “Carreiras Internacionais” é o destaque da 11ª edição da Revista Estudos e Negócios, editada pela Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS), que será lançada dia 25/10.
A questão foi levantada e debatida durante uma mesa-redonda, realizada na unidade ABC da ESAGS, em maio deste ano, com a presença do diretor-geral da Poit Energia, Makoto Yokoo, e do audit senior manager, com mais de nove anos de experiência como consultor de finanças e seguros em grandes bancos, Rodrigo de Paula.
Na ocasião, eles compartilharam com mais de 150 alunos os benefícios de viver fora do Brasil e a importância em formar o networking no mundo dos negócios. Agora, o debate será apresentado na íntegra na revista. “A globalização e principalmente a crescente participação das empresas brasileiras no contexto internacional, a carreira internacional, com o processo de expatriação, tornou-se algo comum. Assim, nosso objetivo é esclarecer ao público leitor as características, os desafios e a realidade de tal processo, especialmente aos jovens estudantes”, explica a editora da revista, Natacha Bertoia da Silva.
Mais destaques
Para falar mais a respeito, a professora de recursos humanos da ESAGS, Lina Eiko Nakata, mediadora da mesa-redonda, escreveu um artigo que será divulgado nesta edição. O material traz ainda um trabalho de análise do ambiente organizacional, desenvolvido por alunos da unidade ABC da ESAGS, sobre o restaurante Pilão Mineiro, localizado em Santo André. Além de artigos acadêmicos sobre embalagens e produtos sustentáveis e um artigo redigido pelo professor da ESAGS, Pedro de Mello, PhD em economia.