Qual a diferença entre contador e contabilista?
Serviços de contabilidade são indispensáveis para que uma empresa mantenha sua vida financeira saudável. Mas afinal, o profissional responsável por isso é o contador ou o contabilista?
Na realidade, contabilista é um termo que se refere a todos os profissionais que atuem na área de Ciências Contábeis. Isso engloba tanto os técnicos em contabilidade quanto os que possuem um diploma de Bacharel em Ciências Contábeis. O dia do contabilista é comemorado em 25 de abril.
Já a denominação de contador está diretamente ligada ao diploma universitário. O contador é aquele que possui uma formação de Bacharel em Ciências Contábeis. O Decreto-lei nº 7.988, assinado em 22 de setembro de 1945, criou o primeiro curso superior na área – e a data até hoje é comemorada no Brasil como o Dia do Contador.
Sendo assim, todos os contadores são também contabilistas – mas nem todo contabilista é um contador. A profissão antigamente conhecida como “guarda-livros” hoje é equivalente ao técnico em contabilidade.
Além da diferença de graduação, também há mudanças nas atribuições de cada profissão. Por ter um nível de escolaridade maior, o contador pode desempenhar outras funções, como avaliação de acervos patrimoniais e verificação de haveres e obrigações, avaliação dos fundos de comércio, apuração do valor patrimonial de participações, quotas ou ações, reavaliações e medição dos efeitos das variações do poder aquisitivo da moeda sobre o patrimônio e o resultado periódico de quaisquer entidades, dentre outros.
O Curso de Ciências Contábeis da STRONG ESAGS é um dos melhores de todo o estado de São Paulo, obtendo nota máxima no ENADE. Como curso de nível superior, confere o título de Bacharel em Ciências Contábeis aos formandos, que assim poderão ser reconhecidos como contadores ao final do curso.
Leia mais:
Quais são os atrativos do Curso de Ciências Contábeis?
Mercado continua aquecido para bacharéis em Ciências Contábeis