Professor Pedro Mello lança seu livro sobre escravidão com palestra em Santo André
Na última segunda-feira (19), na Unidade Jacarandás da STRONG ESAGS, aconteceu o evento de lançamento do livro “Slavery and the Economics of Labor in Brazilian Coffee Plantations, 1850-1888”, escrito pelo professor Pedro Mello, que também palestrou sobre “Mudanças Institucionais e sua Importância para o Crescimento da Economia Brasileira”, onde ele mostrou seus métodos de pesquisa, como a abolição da escravidão foi um marco fundamental na história do Brasil, a importância de fatores institucionais para o crescimento econômico e os desafios para o futuro.
Pedro Mello conta que o livro demorou quatro anos para ser produzido e o tema foi escolhido quando estava estudando nos EUA. Ele percebeu que um dos assuntos mais importantes para explicar a evolução da sociedade norte americana era referente à escravidão, assim como no Brasil. “Acabei descobrindo que os estudos feitos até então não usavam dados, era algo muito mais ideológicos do que científicos. Então meu objetivo era dar um tratamento mais rigoroso e empírico pra esse tema”, conta o professor, que diz que o motivo do livro ter sido escrito em inglês é por conta do maior número de leitores estar no exterior.
O processo de produção e pesquisa passou por diversas etapas, como estudos teóricos na biblioteca Universidade de Chicago e coleta dos dados em cartórios nacionais, jornais da época e na biblioteca nacional, tudo sozinho. “Cheguei a ficar doente, inclusive, por conta dos documentos antigos, que acumularam poeira”.
Segundo o professor, o livro possui uma importância tripla. “Primeiro para mostrar como funciona a produção de uma tese de doutorado, como ser original, e como é um trabalho marcante da sua vida. Segundo, a maneira como se aborda o tema, como deve ser pesquisado. E em terceiro o tema em si, que faz parte da história do Brasil e quais as lições que eles podem tomar para a atualidade”.
Sobre as lições tiradas por ele neste projeto, ele ressalta a falta de conflito na história brasileira, sendo tudo tratado com negociações e acordos e também como a escravidão ainda influencia nos dias atuais. “A abolição da escravidão teve um erro determinante. O Brasil aboliu a escravidão mas ignorou os ex-escravos, que ficaram sem educação, sem propriedades, ou seja, ficaram jogados. Essa é a raiz da crise social no país. A maneira como isso foi conduzido. Hoje estamos corrigindo agora, com distribuição de renda, mais educação, entre outras ações”.
Ao fim da palestra, houve o sorteio de dois exemplares do livro.
Sobre o Prof. Pedro Mello
Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1965), graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Economia – University of Chicago (1971) e doutorado em Economia – University of Chicago (1977). Atualmente é professor da Escola Superior de Administração e Gestão (STRONG ESAGS). Membro (Fundador) e atual do Comitê Latino-Americano de Assuntos Financeiros – CLAAF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Crescimento Econômico, Finanças Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, pensamento econômico, história econômica, bancos, derivativos econômicos e seguros.