Professor da STRONG ESAGS participa de entrevista no Estadão
O economista, PhD em Economia pela Universidade de Chicago e professor e pesquisador da Faculdade de Economia da STRONG ESAGS, Pedro Carvalho de Mello, participará de entrevista na TV Estadão e na Rádio Eldorado (podcast) nesta segunda-feira (17), a partir das 13h30. O tema é o cenário dos bancos com a queda dos juros. Junto com ele estará o especialista em Investimentos do Itaú Unibanco, Martin Iglesias.
O bate-papo será norteado pelo movimento da Taxa Selic, que atingiu o pico de 14,25% entre julho de 2015 e outubro de 2016, e sofreu o 17º corte no último dia 5 de fevereiro, conforme anunciado pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Passou de 4,50% para 4,25% ao ano.
Por conta da queda, investimentos em renda fixa deixaram de ser um grande atrativo, principalmente para os investidores mais conservadores. Agora, diversificar investimentos transformou-se em uma regra de ouro para quem pretende continuar garantindo os lucros desejados.
Além disso, o cenário mudou também para os bancos, que precisaram se moldar à nova realidade para encontrar caminhos para superar a concorrência. Entre as ações, estão reduções nas taxas de juros em linhas de crédito pessoal e também imobiliário.
Mas como realmente essa transformação no cenário atual atingiu e influenciou a atuação dos bancos? Quais ações foram tomadas para conquistar os investidores? As mudanças são favoráveis? Qual a projeção para esse ano? Com essa nova queda (de 4,50% para 4,25%) há indícios de uma estagnação da taxa a partir de agora? Como o mercado está reagindo? E para o investidor, o que mudou? Quais são as dicas para quem pretende seguir garantindo os rendimentos que antes conquistava apenas com a renda fixa?