Por que fazer uma faculdade de Direito?
A carreira de Direito é uma das mais tradicionais e mais procuradas por quem busca ingressar no Ensino Superior. De acordo com a coordenadora da Faculdade de Direito da STRONG ESAGS, Profa. Dra. Solange C. Silva, isso se deve a formação intelectual robusta que a graduação oferece.
“Essa formação habilita o bacharel a atuar não somente nas ditas carreiras jurídicas, mas também no cenário político, nas redações de jornais, em diversos cargos públicos, no meio corporativo…” conta. O ensino jurídico tem a mais longa tradição entre todas as modalidades de estudos universitários no país – foi o curso pioneiro quando D. Pedro II instituiu as duas primeiras faculdades brasileiras, nas cidades de Olinda (PE) e São Paulo, em 1827.
“Durante décadas a Faculdade de Direito foi o esteio da formação de juristas, políticos, jornalistas, funcionários públicos, escritores e intelectuais no Brasil”, complementa a Profa. Dra. Solange.
E o que se esperar do curso de Direito? “Uma formação intelectual importante agregada a uma preparação para a concorrida atuação profissional”, diz a coordenadora. O curso da STRONG ESAGS se utiliza da metodologia ativa para aliar teoria e prática e assim preparar seus alunos para rapidamente se tornarem competitivos no mercado de trabalho.
Para se dar bem nas disciplinas do curso de Direito, é necessário um bom conhecimento de História e Língua Portuguesa. “Ele precisa compreender o contexto histórico em que as leis foram elaboradas e em que serão aplicadas, precisa conhecer as estruturas do poder, o funcionamento da máquina pública e refletir sobre os valores sociais”, explica a coordenadora.
“O profissional do Direito precisa comunicar-se com clareza e com conhecimento para que seja capaz de transmitir segurança aos seus clientes. O domínio da língua portuguesa e das técnicas de boa comunicação são exigências da atuação profissional do jurista”, complementa.
Ao fazer o curso de Direito com foco em Negócios da STRONG ESAGS, o futuro profissional irá ter todo o conhecimento necessário para ingressar na área executiva, sem a necessidade de uma especialização – disciplinas como Técnicas de Negociação, Direito Empresarial e Direito Administrativo já estão presentes na grade curricular do bacharelado.
“O profissional do Direito também precisa fazer a gestão do seu escritório, e sem esse conhecimento básico ele teria muita dificuldade” afirma a coordenadora. “E se ele for trabalhar em uma organização empresarial, ele sai à frente dos demais profissionais por já ter adquirido esse conhecimento durante a faculdade, podendo apresentar uma atuação e desempenho superiores. ”
Veja mais:
STRONG ESAGS realiza evento de lançamento do curso de Direito