O que preciso saber antes de fazer o vestibular de Direito?
Conseguir uma vaga no curso em uma instituição reconhecida pelo mercado é um grande feito e as possibilidades de carreira do profissional de Direito são amplas e lucrativas. Com muito estudo e dedicação, é possível ingressar no curso dos seus sonhos.
Por ser um curso na área de ciências humanas, o estudante de Direito precisa ser craque em áreas como História, Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia. Esses conhecimentos são importantes para o decorrer do curso e na vida profissional do bacharel em Direito. “O profissional precisa conhecer as estruturas do poder, o funcionamento da máquina pública, refletir sobre os valores sociais, valores éticos que devem ser protegidos pela lei e pelo Judiciário”, conta a coordenadora da Faculdade de Direito da STRONG ESAGS, Profa. Dra. Solange C. Silva. “A formação do jurista é ampla e aprofundada, o que justifica não só os 5 anos de curso, mas também o grande número de juristas que muito contribuem para o pensamento intelectual brasileiro. ”
Como ingressar
A forma mais procurada de se entrar é o vestibular de Direito. No caso da STRONG ESAGS, o conteúdo da prova inclui Matemática, Língua Portuguesa e Inglês. Os candidatos que obtiverem pontuação total ponderada igual ou superior a 50 pontos no vestibular são aprovados.
Cada vez mais a nota do ENEM é utilizada como ingresso na faculdade. Na STRONG ESAGS, você consegue não só ser aprovado como também ter desconto na mensalidade baseado em sua nota.
Se a sua média geral no ENEM é de acima de 500, você tem direito à bolsa-mérito. Quanto maior a nota, maior o desconto, que pode chegar a 49% da mensalidade. Você pode entrar no site e fazer o cálculo de sua porcentagem de bolsa de estudos.
Caso sua família possua renda bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos, você pode tentar conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni). Também existe a possibilidade de se fazer um financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou do Crédito Estudantil Reembolsável (CRER), que é mantido pelos próprios estudantes, sendo que todo o valor pago forma um fundo para que outros possam ter a mesma oportunidade. O CRER é uma opção de financiamento oferecido pela STRONG ESAGS que pode chegar a até 50% do valor da mensalidade, sem juros e sem correção.
Além do ENEM e do Vestibular, outra forma de ingresso na faculdade é por meio de entrevista. Baseado no histórico escolar e em uma redação, o coordenador do curso pode avaliar os conhecimentos e habilidades do candidato, e assim também definir a bolsa-mérito.
A STRONG ESAGS é uma das poucas instituições no país associadas à Education Quality Accreditation Agency (EQUAA), uma organização sem fins lucrativos que tem como finalidade a melhoria contínua da qualidade de educação. Dentre seus membros estão escolas de negócios de mais de 10 países, tanto na América Latina como na Europa.
Veja mais:
Por que fazer uma faculdade de Direito?