Mitos e verdades sobre o curso de Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis forma profissionais especializados em cuidar do patrimônio de pessoas ou empresas, dentre várias outras atribuições. Muitos associam a profissão do contador automaticamente à pessoa que se dedica a calcular impostos, mas como toda ocupação profissional, as atribuições não são tão simples assim. Existem vários mitos e verdades sobre o curso de Ciências Contábeis que são frequentemente espalhadas.
Falamos com o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da STRONG ESAGS, Antonio Saporito, para saber o que é verdade e o que não é entre essas afirmações que de vez em quando vemos por aí ao se referir ao curso. Confira os principais mitos e verdades sobre o curso de Ciências Contábeis:
Ciências Contábeis faz parte de ciências exatas? – MITO
Embora utilize abordagem quantitativa, a contabilidade não é uma ciência exata, porque não admite um único resultado admitido como correto para muitos dos trabalhos que realiza. Além disso, o que é considerado correto em determinado país pode não ser em outro. As regras também podem mudar de acordo com a passagem do tempo. Nas ciências exatas, os resultados são únicos e independem do tempo ou local. Por isso, as ciências contábeis fazem parte das ciências sociais aplicadas.
O contador só faz recolhimento de impostos – MITO
A atuação do contador é bastante ampla e pode ser aplicada a um grande rol de áreas. A questão dos impostos é apenas a mais conhecida, e talvez o mais simples dos trabalhos executados pelo contador. Por isso, não é verdade que seja o único trabalho do contador, que entre outras possibilidades pode trabalhar também com custos, análise de demonstrações contábeis, contabilidade pública, bancária, controladoria, perícia e auditoria.
Todo contador é bom em matemática – MITO
Não necessariamente. Há uma grande gama de serviços ligados à área contábil, e alguns não exigem tanta bagagem quantitativa. Entretanto, não se pode negar que a base quantitativa ajuda muito nas melhores oportunidades de mercado, porque cada vez mais se exige um profissional multifuncional para ocupá-las.
Toda empresa precisa de um contador – VERDADE
Sim, todas as empresas precisam de um contador, porém nem todas precisam ou podem ter um contador com exclusividade. É normal que empresas de pequeno porte recorram a escritórios de contabilidade. Estes são outra oportunidade para trabalho para muitos contadores e de ter seu próprio negócio para alguns que sejam mais empreendedores.
Os serviços de abertura de empresa também fazem parte do escopo dos trabalhos executados por contadores que podem ser úteis às empresas, desde seu começo e, mais ainda, na sua continuidade.
A tecnologia está acabando com a profissão do Contador – MITO
Na realidade, a tecnologia modificou radicalmente a profissão do contador, mas isto não significa de maneira alguma que está acabando com ela. A tecnologia eliminou uma série de trabalhos mecânicos e repetitivos que eram realizados pelos profissionais da área e que agora estão automatizados e até repartidos por diversos setores da organização, vindo a eliminar muitos trabalhos que anteriormente eram executados pelo contador, com melhorias no que diz respeito à exatidão dos resultados e velocidade de processamento. Todavia, há uma série de trabalhos contábeis mais nobres que até cresceram em quantidade em virtude da disponibilidade de dados gerados pela tecnologia.
A contabilidade é um mercado tipicamente masculino – MITO
A presença das mulheres no mercado de trabalho na área contábil é cada vez mais efetiva. Em muitos cursos superiores de Ciências Contábeis há equilíbrio entre os gêneros e até uma ligeira vantagem das mulheres em relação aos homens.
O começo da carreira do contador é difícil? – MITO
Na verdade, todo começo de carreira tem suas dificuldades, e não é diferente na área contábil. Contudo, há fartas ofertas de estágios e de vagas para iniciantes que contribuem para facilitar o ingresso dos profissionais. Aliás, é bastante comum alunos já nos primeiros anos do curso de Ciências Contábeis conseguirem trabalhar na área.
Agora que você já conhece os principais mitos e verdades sobre o curso de Ciências Contábeis, você pode buscar saber mais sobre as disciplinas e conhecer as diversas opções de áreas de trabalho que a graduação te possibilita antes de escolher seguir sua carreira no ramo da contabilidade.
Leia mais:
Quais são os atrativos do Curso de Ciências Contábeis?
Mercado continua aquecido para bacharéis em Ciências Contábeis