Gestão Pública: novo curso na Strong!
Confira no texto a seguir o que é, o mercado, as disciplinas e o curso de Gestão Pública da Strong.
Quando se pensa em funções administrativas, a imagem que se forma, geralmente, é a de empresas privadas. Isso não está errado, mas o leque de oportunidades para a administração é maior. Inclusive, órgãos públicos necessitam de gestores para realizar suas funções.
Veja bem: uma Organização não Governamental (ONG) pode promover ações para melhorar a empregabilidade de jovens de determinada comunidade carente, enquanto a Petrobras extrai e produz pré-sal. A primeira atividade é social e a segunda, econômica. De todas as formas, quem sai ganhando é a sociedade. Legal trabalhar com essa proposta, não é?
Pensando nisso, neste artigo, vamos comentar sobre Gestão Pública: o que é, mercado de trabalho e o curso da Strong.
O que é Gestão Pública?
Trata-se da aplicação de conhecimentos e técnicas de Administração voltados para a gestão de setores e instituições públicas. Desse modo, gestão pública é a administração na iniciativa pública, voltada para políticas de interesse coletivo, como moradia, trabalho, educação e redução das desigualdades sociais.
Também chamado de “administração pública” pode ser definida como o poder de gestão do Estado, no qual inclui o poder de legislar e tributar, fiscalizar e regulamentar, através de seus órgãos e outras instituições; visando sempre um serviço público efetivo. A administração se define através de um âmbito institucional-legal, baseada na Constituição, leis e regulamentos.
Originou-se na França, no fim do século XVIII, mas só se consagrou como ramo autônomo do direito com o desenvolvimento do Estado de Direito. Teve como base os conceitos de serviço público, autoridade, poder público e especialidade de jurisdição.
Como é o curso de Gestão Pública?
Na Strong, ofertamos a faculdade de dois anos de Gestão Pública. As disciplinas são voltadas à legislação, contabilidade, técnicas de gestão e mercado financeiro. Foco, portanto, nas necessidades práticas do mercado.
Mas, para registro, existem aquelas que são de quatro anos. Que se tem Matérias comuns aos cursos de administração, como por exemplo: Matemática, Estatística, Economia e Administração Financeira. Aliado a isso, matérias específicas, como Finanças para Administradores Públicos e Gestão de Pessoas do Setor Público.
Grade Curricular
Ao longo do curso de Gestão Pública, os alunos têm contato com disciplinas nas áreas de Direito, Sociologia, Estatística, Economia, Administração Pública e Política. Veja as principais:
- Formação Econômica e Social do Brasil;
- Governo e Administração Pública Brasileira;
- Governança;
- Ciência Política;
- Elaboração e Análise de Políticas Públicas;
- Direito Constitucional e Administrativo;
- Direito Tributário, Trabalhista e Licitações;
- Finanças e Orçamento Público;
- Auditoria e Controladoria Governamental;
- Terceirização e Parcerias no Setor Público.
Perfil profissional
O perfil do Gestor Pública é ser capaz de coordenar o funcionamento das entidades do setor, considerando os recursos disponíveis, capacidade operacional e as políticas públicas, com o desafio de obter os melhores resultados para a sociedade. Precisa se envolver constantemente em questões de interesse público e social, além de conhecer a fundo as regulamentações específicas do segmento.
Aliado a tudo isso, tem a característica de trabalhar em equipe e ser perfil de líder, ser comunicativo e desenvolver visão sistêmica e ampla dos processos de gestão.
Funções do Gestor Público
Como já citado anteriormente, o egresso do curso de gestão pública trabalha na administração de órgãos públicos. Sendo mais aprofundado, o site Guia da Carreira elenca as principais funções do gestor público:
- Planeja e gerencia processos e serviços de organizações pública;
- Coordena equipes de trabalho;
- Promove a competitividade das instituições, com incrementos na produtividade e qualidade dos serviços;
- Elabora e coordena políticas públicas, como o combate ao analfabetismo e à desnutrição;
- Controla o orçamento e acompanha licitações;
- Organiza a logística e operação de campanhas públicas, como a de vacinação, por exemplo;
- Assessora parlamentares;
- Administra e gerencia projetos de entidades do terceiro setor ligados às políticas públicas.
Mercado de trabalho
Aliado ao tópico anterior, o mercado de trabalho se apresenta e se divide em órgãos públicos autarquias que são, por exemplo, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e universidades públicas.
Também se encontra em empresas públicas: Correios, Caixa Econômica Federal e Infraero; sociedades de economia mista como o Banco do Brasil e Petrobras, formados por capital público e privado. Para fechar os exemplos, fundações públicas: Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Diferenças em relação às empresas privadas
Enquanto uma rede de varejo depende do pagamento espontâneo dos clientes pelos seus produtos e serviços, os recursos em ministérios e autarquias vêm do contribuinte, obrigado a pagar tributos ao Estado. Além disso, a administração pública geralmente enfrenta instabilidades com trocas de governo e mudanças constantes de lideranças por motivos políticos.
Por isso, se quiser trabalhar na área, esteja preparado para uma vida profissional dinâmica. Afinal, o modelo de planejamento nas secretarias ligadas às prefeituras define metas para o período de 4 anos por conta das eleições e dos planos dos eleitos. Já nas empresas privadas, o planejamento estratégico pode ser desenhado para 2, 5, 10 ou 15 anos.
Enquanto o mundo corporativo gira em torno do cliente e do campo individual, as ONGs e as fundações públicas são voltadas aos cidadãos e a assuntos de interesse coletivo. Aqui, o lucro não é a principal finalidade, mas sim a causa social e o desenvolvimento econômico da nação, que afetam a qualidade de vida da população toda.
Gestão Pública na Strong
Na Strong, além das disciplinas do curso. Você aproveita as vantagens de ter:
- Aulas ao vivo;
- Alunos limitados por sala;
- Polos presenciais em Alphaville, Osasco, Santos e Santo André;
- Aliado a isso, você pode acessar o campus, biblioteca, e laboratórios;
- Conteúdo da aula em materiais interativos;
- Reveja as aulas quando e onde quiser;
- Plataforma de gestão de carreiras com vagas exclusivas;
- Notas máximas no ENADE;
- Certificação EQUAA;
- Corpo docente de mestres e doutores.
Ficou interessado? Confira o depoimento do aluno Arthur Belotto sobre nossos cursos!
Não perca tempo, clique aqui e realize já sua matrícula.