Ensino Híbrido será realidade na Strong Business School a partir de 2022
Prezados Alunos,
Em decorrência da pandemia, as instituições de ensino tiveram que migrar do dia para a noite para o ambiente digital. Os professores precisaram adaptar suas metodologias de ensino e os alunos tiveram que se acostumar com uma nova forma de aprender. As aulas remotas trouxeram novos desafios para toda a comunidade acadêmica.
Porém, com a gradual volta das aulas presenciais, iniciadas já no segundo semestre deste ano, a Strong Business School se viu diante de uma nova reviravolta no que diz respeito ao modelo de ensino.
Esse cenário desafiador, aliado às novas necessidades deste século XXI e aos nativos digitais que demandam novas práticas educacionais, fizeram com que a SBS acelerasse seu processo de revisão das metodologias de ensino a partir de 2022.
Nesse contexto, o Ensino Híbrido apresenta-se como promissora metodologia de ensino e aprendizagem, oferecendo um avanço em relação ao ensino tradicional até então vigente.
O que é Ensino Híbrido?
O Ensino Híbrido – também conhecido como Blended Learning – mescla o que há de melhor no ensino tradicional aos novos métodos de ensino utilizando tecnologias como ferramenta, para proporcionar uma experiência completa para os alunos e professores. Ou seja, o aluno pode assistir suas aulas e realizar atividades por meio da internet, no entanto, há ainda encontros presenciais, seja para avaliações, estágios, atividades práticas ou grupos de orientações.
Além disso, o modelo híbrido abre um espaço dinâmico para o pensamento crítico, os estudantes têm a oportunidade de compreender os assuntos de maneira mais aprofundada e, ainda, levar questões e curiosidades para os encontros presenciais.
Como será o modelo adotado pela faculdade?
Baseados em estudos recentes da ABMES1, a SBS desenvolveu o que acredita ser uma proposta inovadora e capaz de levar o ensino superior a novos patamares. A educação híbrida, estruturada em quadrantes obtidos a partir das dimensões de tempo e espaço, será o caminho a ser trilhado rumo à um futuro mais promissor a partir de 2022.
O modelo de ensino parte de dois eixos: o primeiro relacionado à dimensão do espaço (presencial ou virtual) e o segundo à dimensão do tempo (síncrono ou assíncrono). A partir deles são formados quatro quadrantes de possibilidades didático-pedagógicas:
- atividades presenciais síncronas (PS);
- atividades virtuais síncronas (VS);
- atividades presenciais assíncronas (PA) e;
- atividades virtuais assíncronas (VA)
Como funcionará na prática?
A partir do primeiro semestre de 2022, os alunos receberão o planejamento semestral de aulas, já com as modalidades de ensino predefinidas pelos professores (PS, VS, PA e VA). As estratégias de aula serão
pensadas para cada tipo de modalidade do ensino híbrido, para o melhor aproveitamento do aprendizado. Dessa forma, novas metodologias poderão ser aplicadas com maior eficácia, como por exemplo o PBL (Problem Based Learning) e a Sala de Aula Invertida.
Quais são as vantagens do Ensino Híbrido?
O ensino à distância e o ensino tradicional presencial possuem vantagens e desvantagens muito complementares e por isso o modelo híbrido pode ser considerado como a união dos benefícios de cada um dos modelos. Algumas vantagens:
- Flexibilidade sem perda de qualidade;
- Maior autonomia na condução do aprendizado;
- Maximização do aproveitamento das aulas e conteúdos;
- Otimização de tempo para alunos e professores;
- Aumento do engajamento;
- Participação de grupos de estudos em horários que antes pareciam
impossíveis; - Orientação de trabalhos, monografias e TCCs mais eficaz e produtiva;
- Desenvolvimento de habilidade digitais;
- Possibilidade de mais experiências práticas;
- Aplicação de várias metodologias de aprendizagem
Qual é o marco legal do ensino híbrido?
A Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019, permite às IES utilizar até 40% de carga horária EaD nos cursos presenciais brasileiros. Essa mudança abriu ainda mais possibilidades para a aplicação do ensino híbrido no Brasil.
Os professores serão capacitados?
Sim. Sabemos que o principal passo para que um professor possa aplicar o ensino híbrido no aprendizado de um aluno é planejar muito bem a aula. Existem diversas técnicas nesse tipo de metodologia que os professores podem desenvolver para que os alunos consigam absorver melhor todos os ensinamentos. Assim, visando o planejamento pedagógico adequado das disciplinas para este novo formato, a SBS está capacitando todos os docentes para este novo modelo de ensino.
Ensino híbrido e educação a distância (EaD) é a mesma coisa?
Não. A principal diferença entre os métodos está na frequência e no objetivo dos encontros.
O ensino híbrido não é baseado apenas no compartilhamento de vídeos de maneira on-line ou na realização de um bate-papo virtual, ou seja, o simples uso desse tipo de tecnologia no processo de aprendizagem não define essa metodologia.
Nos cursos EaD, todo o processo de aprendizagem é realizado em ambiente virtual — como aulas, atividades, fórum de dúvidas, suporte, exames etc. —, enquanto os encontros presenciais acontecem, eventualmente, apenas para a aplicação das avaliações finais. No ensino híbrido, por sua vez, há vários tipos de encontros, sejam virtuais, mediados por tecnologia ou presenciais. Os encontros online (síncronos ou assíncronos) são destinados aos conteúdos mais expositivos, mais teóricos. Já nos encontros presenciais, as aulas são marcadas por dinâmicas de exercícios, práticas e atividades que objetivam dar significado aos encontros presenciais. Consequentemente, essa combinação de metodologias amplia e desenvolve o processo de aprendizagem.
Concluindo, a transformação do ensino superior em adequação às necessidades dos novos tempos já começou! A educação híbrida não é uma nova modalidade de ensino, mas um novo procedimento pedagógico, uma mediação tecnológica necessária, plena e ampla, no sentido de ampliar o processo de aprendizagem.
O futuro da educação superior já começou e a SBS faz parte dessa história!
Saudações acadêmicas,