Dicas para ir bem na redação do ENEM
O ENEM está chegando, e se tem uma coisa que gera preocupação nos que estão prestes a fazer a prova é a redação. Vamos te passar 10 dicas para que você ficar atento e não perder pontos na hora da redação do ENEM.
Garantir uma nota 1000 na sua redação é um passo importantíssimo para que sua média final seja elevada. Mas para isso é necessário entender bem a proposta, saber agradar o corretor e claro, fugir dos erros mais comuns que sempre custam pontos.
Confira as dicas que o professor do curso de Publicidade e Propaganda da STRONG ESAGS, André Lorenção, recomenda para mandar bem na prova:
Dica 1: Não generalize
Informações que não são verdadeiras são o caminho mais fácil para se perder pontos na redação no ENEM. Na língua falada, a gente acaba se utilizando de generalizações sem perceber que elas não correspondem à verdade.
Um exemplo: se você disser em seu texto que “os brasileiros não se interessam por política”, basta apenas um exemplo de brasileiro que se interesse pelo assunto para que sua afirmação seja desmentida, e portanto, lhe rendendo alguns pontos a menos com o corretor.
Dica 2: Evite o uso de voz passiva na redação
Favoreça o uso da voz ativa (sujeito, verbo e complemento), para evitar ambiguidades e duplos-sentidos que a voz passiva pode causar. A voz ativa é mais direta e lhe permite ser mais claro em suas ideias.
Facilite o trabalho do corretor na hora de escrever. Afinal, se seu texto depender muito de que ele tenha de decifrar o que você tentou dizer, a interpretação dele pode não ser a mesma que você teve a intenção, o que também pode te prejudicar na nota.
Dica 3: Não seja redundante
A redundância é outro vício que carregamos ao falar que deve ser evitado. Por exemplo, dizer “entrar para dentro”.
Não é possível entrar para fora, certo? Erros assim podem passar batido na primeira vez em que você está escrevendo, então sempre releia seu texto para ver se não cometeu nenhum deslize de redundância.
Dica 4: Evite hipérboles
O uso de números grandiosas e frases exageradas pode parecer que dá força ao seu argumento, mas assim como generalizações, frases assim podem ser facilmente desmentidas, invalidando o argumento que você construiu e tirando pontos preciosos na hora da avaliação.
Dica 5: Não exagere nas exclamações
O uso de muitos pontos de interrogação ou de exclamação é comumente utilizado na internet para dar ênfase, mas no texto acadêmico deve ser evitado.
Seu texto só tem a perder com esses exageros – um sinal de pontuação apenas já está de bom tamanho para passar a impressão que você deseja.
Dica 6: Não abuse das citações
Uma das dicas de redação do ENEM que muito se ouve é a utilização de citações de autores consagrados em seu texto. Isso obviamente traz uma boa bagagem para os seus argumentos, mas deve ser utilizado com cautela.
Se você utilizar citações em excesso em seu texto, isso não só pode ter uma conotação pretensiosa como também pode ser redundante para quem está lendo. Em suma, você não precisa da confirmação de uma citação de respeito em todos os argumentos que você for fazer.
Mas atenção: só porque citações em excesso são prejudiciais, isso não significa que você deva abrir mão das mesmas. Um texto sem citações dificilmente irá ser avaliado com nota máxima no ENEM.
Dica 7: Use frases curtas
Tem vezes que ao fazer a redação, você começa uma frase e quando conclui o raciocínio, já se foi um parágrafo inteiro. Frases longas podem despistar a atenção do corretor, dificultar a compreensão do argumento que você está apresentando e devem ser evitadas. Assim como a voz direta é recomendada, lembre-se: a chave para um bom texto é a facilidade de sua compreensão.
Dica 8: Nada de mesóclises
Na mesma linha da nossas dicas anteriores, a recomendação é manter a linguagem da forma mais simples possível.
Pode parecer que utilizar uma linguagem mais rebuscada irá acrescentar ao seu texto, mas a verdade é que pelo uso de mesóclises ser muito incomum em nosso dia a dia, a chance de você cometer um erro é grande.
Portanto, se atenha à utilizar a linguagem que você domina. Uma frase simples escrita corretamente vale muito mais do que uma frase com erros gramaticais ou ortográficos.
Dica 9: Evite regionalismos no ENEM
Certas expressões ou palavras podem ser muito utilizadas na região do Brasil onde você vive, mas não necessariamente em outros locais do país. O uso de expressões que o corretor possa desconhecer não é indicado. Mais uma vez, repetimos: menos é mais. Faça um texto simples para ter a certeza de que o corretor vá entender tudo.
Dica 10: Seja original
Frases de efeito batidas e chavões não são uma boa ideia na redação do ENEM. Exatamente por serem tão utilizadas, elas passam uma impressão de pouca originalidade para o seu texto, demonstrando que você não possui um repertório linguístico muito amplo.
Seja original em seus argumentos para se destacar em meio aos muitos textos que o corretor terá de ler.
É importante frisar que você deve sempre revisar o seu texto quantas vezes for necessário. Lendo com mais calma por uma segunda vez, você pode perceber pequenos deslizes que cometeu e que não havia reparado na hora em que escrevia.
Outras dicas para ser convincente na redação do ENEM
As dicas que passamos para evitar erros na redação do ENEM devem ter te levado a um consenso: simplificar e ser eficiente em seus argumentos. E como o seu texto pode ser convincente sem perder a originalidade e a facilidade em ser compreendido?
Apenas por ser direto e objetivo, o texto já transparece mais confiabilidade. Os corretores sabem que um texto muito enfeitado é uma forma do autor tentar disfarçar uma escassez de argumentos.
A dica aqui é: siga uma ordem lógica em sua redação – começo, meio e fim. É importante que essas partes não sejam de tamanhos desproporcionais: uma introdução grande com uma pequena conclusão pode indicar que o autor não teve a capacidade de fechar seu raciocínio efetivamente – ou que a introdução possa estar repetitiva e com excesso de palavras apenas para tentar ludibriar o corretor.
Como os textos cobrados no ENEM são de natureza dissertativa, é importante que você tenha um posicionamento diante do tema apresentado, seja contra ou à favor.
A partir do tema, desenvolva o seu raciocínio com imparcialidade. Apresente ideias não só que sustentem a sua opinião, mas também pontos contrários, para que você possa ser mais convincente para o seu leitor.
Veja também:
Publicidade no ENEM: A força da profissão volta a ficar em evidência
Coisas que você pode aprender gratuitamente no YouTube
Dicas: Como se destacar no mercado de trabalho?
no Youtube:
A escolha profissional, por Valter Palmieri Júnior