Atendimento / Ouvidoria

Dicas de como economizar na faculdade

Blog
23 de março de 2022

Você sabia que é possível, ao mesmo tempo, obter o diploma de ensino superior e economizar na faculdade? Embora muitos acreditem que essas questões sejam incompatíveis – especialmente se mantendo a qualidade de ensino – saiba que estão enganados. Isto é, é possível juntar ambos fatores.

Para isso existem alguns cuidados que são indispensáveis e que podem ser fruto de muita economia. Abaixo, então, confira algumas maneiras de economizar nos valores da universidade enquanto a conclui sem abrir mão de ensino de qualidade.

Economizar na faculdade é possível, saiba como

Primeiramente, confira 3 caminhos que podem ajudar você a diminuir os valores das mensalidades do curso de ensino superior. Com isso, pode fazê-las caber no bolso e conquistar o sonho do diploma na faculdade!

ProUni

O Programa Universidade para Todos existe desde 2004 com o objetivo de facilitar o acesso da população ao ensino superior. Ele é uma parceria com universidades particulares, de modo que oferece à população as bolsas de estudo.

Essas bolsas podem ser de 100%, caso em que o aluno fica livre de qualquer obrigação com a mensalidade. Da mesma forma, podem ser menores, como 50%. Nessas hipóteses, então, requerem do aluno apenas o pagamento parcial das mensalidades.

Contudo, cuidado! Somente alunos do ensino público – ou que tenham realizado o ensino médio em escola particular com bolsa de estudos – podem utilizar essas bolsas. Além disso, é exclusivo para famílias de baixa renda.

Veja as possibilidades de desconto:

  • Bolsa 100%: renda de até um salário mínimo e meio;
  • 50%: renda familiar de até 3 salários mínimos.

Além disso, para que haja acesso a essa chance que permite economizar na faculdade é necessário que o aluno tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Também, não pode ter zerado a redação ou tirado nota menor do que 450 nas questões objetivas.

Bolsas de estudo particulares das universidades

Outra maneira de economizar na faculdade é por meio das bolsas de estudo que são concedidas pelas próprias universidades. Nesses casos, então, elas não decorrem de programas públicos, mas de regras de cada uma das instituições.

Assim, é possível conseguir diversos tipos de descontos nas mensalidades. Eles, assim como no caso do ProUni, podem ser parciais ou integrais. Por isso, são excelentes chances de economia.

Geralmente as universidades atrelam o desconto ao desempenho do aluno no ENEM ou no vestibular da própria instituição. Ainda, nada as impede de criar outros tipos de regras e de possibilidades, uma vez que os programas são particulares.

Por isso, entre em contato com a universidade do seu interesse para se informar sobre eventuais programas de descontos.

FIES

A terceira e última forma que trouxemos para você economizar durante a faculdade é por meio do FIES. Ele é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e pode dar um grande respiro aos universitários.

Explica-se: essa é uma opção que permite que você financie o valor das mensalidades. Nesse caso, então, o governo federal se responsabiliza pelo pagamento das mensalidades. Ao final do curso, então, cabe ao formando quitar as parcelas com o poder público.

Ou seja, com esse tipo de estratégia você pode postergar o pagamento das mensalidades. Afinal, é muito mais fácil obter condições de quitá-las após se formar e ter um diploma – e um melhor emprego – do que durante a universidade, certo?!

Ah, e não se preocupe! Nesse caso há a garantia de aplicação de baixos juros. Eles são de apenas 3,4% ao ano, sendo muito menores do que aqueles geralmente praticados pelo mercado na concessão de créditos diversos!

Além disso, quem tiver renda familiar de até 1,5 salários mínimos também pode afastar a aplicação de juros. Isto é, aqui é possível postergar o pagamento de mensalidades e, ainda, garantir a cobrança do mesmo valor atual para o futuro, sem juros.

Por fim, ressalta-se que as regras do FIES para economizar na faculdade dependem da faixa de renda em que o aluno se enquadrar. Em todas elas, todavia, é necessário ter feito o ENEM ao menos 1 vez desde 2010, ter tirado ao menos 450 nas questões objetivas e não ter zerado a redação.

Confira, então, quais são as faixas do FIES:

  • Modalidade I: 50% a 100% de financiamento do valor das mensalidades, exclusivo para pessoas com renda familiar per capita de até 3, salários mínimos;
  • II: Exclusiva para famílias do Nordeste, Norte e Centro-Oeste; requer renda de até 5 salários mínimos per capita;
  • III: para famílias de todo o Brasil, permite alunos que tenham renda per capita de até 5 salários mínimos. Permite o financiamento de 10% a 100% das mensalidades.

Como economizar durante a faculdade em outras despesas

Pois bem, como economizar nas mensalidades do ensino superior (ao menos durante a realização dele) você viu acima. Agora, que tal economizar também com as outras despesas durante o curso da faculdade?

Afinal, sabemos bem que a vida de estudante não é fácil. Muitas vezes dependem de bolsas de programas universitários, como é o caso do CAPES. Igualmente, podem ter dificuldade de se colocar no mercado de trabalho, seja por falta de experiência ou de tempo, que muitas vezes é ocupado pelas aulas, que podem ser em período diurno ou integral.

Por isso, trouxemos algumas dicas para economizar na faculdade além dos valores das mensalidades. Elas podem ajudar você a conquistar o diploma de ensino superior sem tantos perrengues e sem abrir mão da qualidade de vida.

  • Coloque sempre tudo no papel. Isto é, tenha todos seus ganhos (orçamento) e despesas na ponta do lápis. Assim, identifique os que são descartáveis ou que permitem outras alternativas;
  • Saiba os dias em que os comércios locais possuem promoções. Por exemplo, existem supermercados com dias específicos para promoção de produtos da feira, de higiene pessoal, residencial e de açougue. Assim, garanta os melhores preços!;
  • Adote costumes baratos, como o de levar um lanche na mochila e evitar gastar na rua, usar sites de comparação de preços e de busca de cupons;
  • Procure outros programas públicos para universitários, como passagem de ônibus mais barata.


Precisa de ajuda?