Curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda ganha cada vez mais destaque no mercado brasileiro.
Afinal, esse é um mercado em constante expansão que sempre demonstra números de ganhos positivos.
Tanto que milhares de empresas e empreendedores geraram uma receita superior a R$11 bilhões apenas no começo de 2021.
Ou seja, oportunidades de fazer negócios nunca faltarão para aqueles que desejam crescer nessa área.
Por isso, continue a leitura para conhecer melhor o curso de Publicidade e Propaganda.
Ensino superior no Brasil
Investir no ensino superior aumenta as chances de uma pessoa começar ou transformar a carreira profissional.
Tanto que segundo uma pesquisa do Valor Econômico realizada em 2017 mostrou que a remuneração de pessoas com ensino superior completo pode ser duas vezes maior do que quem não tem formação. Colocar link externo para a pesquisa
Além disso, segundo um estudo do Banco Mundial em meados de 2015, pessoas com ensino superior têm 20% mais chances de conseguir trabalho. Colocar link externo para a pesquisa
Por isso, vale a pena investir em um curso superior que, dependendo da área, dura de 2 a 6 anos. Você encontrará um curso superior nas seguintes modalidades:
- Bacharelado: é o tipo de curso focado em formar profissionais prontos para exercer a profissão no mercado de trabalho. O bacharel em Publicidade e Propaganda pode trabalhar em agências, assessoria ou em canais de mídia, como TV e internet.
- Licenciatura: com a licenciatura, os graduandos aprendem como ensinar as outras pessoas os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Por exemplo, professores que dão aulas para o ensino fundamental, médio e superior.
- Tecnólogo: um curso de curta duração focado em inserir profissionais capacitados no mercado de trabalho com mais rapidez.
Segundo uma pesquisa do Inep, entre 2010 e 2020 houve um crescimento de 17,8% nas matrículas em cursos superiores presenciais. Colocar link externo para a pesquisa
E conforme os dados do IBGE, a porcentagem de graduandos brasileiros em 2018 era de 13,9%, número superior aos 10,2% em 2012. Colocar link externo para a pesquisa
Nesse sentido, o curso de Publicidade e Propaganda abre muitas possibilidades de inclusão e crescimento no mercado de trabalho.
Tudo porque as empresas sempre precisarão de mão de obra qualificada para vender produtos, ideias e serviços.
Além disso, a criação de peças publicitárias de sucesso para diferentes mídias e instituições permite que um profissional fique consolidado no mercado.
São os publicitários que conectam empresas e organizações ao mercado e sociedade para atender diversos tipos de demandas.
Sobre a Graduação em Publicidade e Propaganda
O graduando em Publicidade e Propaganda tem a responsabilidade de desenvolver peças e campanhas publicitárias.
Em outras palavras, o publicitário criará propagandas, fazendo uma apresentação de serviço ou produto para o consumidor, passando assim uma imagem positiva para as pessoas.
Para tanto, o publicitário precisa pesquisar o nicho a fim de direcionar a propaganda antes de desenvolver e aplicar esse trabalho.
Ademais, um publicitário também cria logotipos e arte das embalagens, desenvolve propagandas, define a abordagem nos meios de comunicação e avalia o impacto social do seu trabalho.
Segundo um estudo da Kantar Ibope Media, os investimentos no mercado publicitário do Brasil fizeram uma movimentação superior a R$11,2 bilhões apenas nos três primeiros meses de 2021. Colocar link externo para a pesquisa
Após a pandemia, outros segmentos relacionados aos novos hábitos de consumo geraram um aumento de 36% em eletro e informática, 43% em telecomunicações e 53% no mercado imobiliário, graças à Publicidade.
E de acordo com pesquisas da ABAP em 2018, mais de 200 mil empregos são gerados de forma direta nesse setor.
Logo, profissionais do rádio e tv, agências de publicidade, fotógrafos, redatores e designers encontram um nicho promissor de trabalho.
A ABAP informou ainda que mais de R$2,4 bilhões são pagos em salários todos os anos.
E, com certeza, esse valor aumentará, principalmente para os mais capacitados.
Habilidades que são desenvolvidas na graduação
Assim como outras graduações, o curso de Publicidade e Propaganda desenvolve nos alunos características únicas.
Os estudantes encontrarão um ambiente produtivo para desenvolverem suas habilidades como publicitários, explorando melhor o potencial dos alunos.
Confira a seguir algumas habilidades adquiridas na graduação em Publicidade e Propaganda:
Criatividade
A criatividade é um fator essencial para desenvolver campanhas publicitárias únicas capazes de chamar a atenção das pessoas.
Comunicação
O publicitário aprenderá como desenvolver uma mensagem relevante para o público, comunicando como ele pode ajudar a resolver problemas.
Inovação
Já que ideias ganham inspirações em outras ideias, o publicitário deve saber como inovar.
Afinal, ele precisa apresentar um conceito comum, mas com uma apresentação e propósitos diferentes.
Logo, um publicitário deve ser capaz de encontrar novos propósitos para coisas comuns do cotidiano.
Busca por desafios
O curso ajudará os estudantes a saírem da zona de conforto e buscarem desafios para crescerem como profissionais.
Proatividade
Publicitários aprendem como identificar problemas para resolvê-los com antecipação.
Marketing
Além de desenvolver uma ideia, o publicitário aprenderá como pode vendê-la ao público.
Planejamento e produção
O graduando não só planeja as suas ideias, mas também aprende como aplicá-las na prática para produzir jingles, outdoors, sites ou anúncios.
Qual é a grade curricular de Publicidade e Propaganda?
A princípio, o curso de Publicidade e Propaganda dura 4 anos ao todo.
Ou seja, são oito semestres de aprendizado e evolução para o aluno garantir a sua formação como publicitário.
Nesse sentido, a Strong Business School ganha destaque como uma das melhores faculdades do país nesse segmento.
Localizada em Santo André, São Paulo, a Strong Business School oferece um curso de Publicidade e Propaganda com grade curricular completa. Confira:
1° semestre:
Comunicação Empresarial, Filosofia e Ética, Legislação e Direito do Consumidor, Teorias da Comunicação e Semiótica e Introdução a Publicidade e Propaganda.
2° semestre:
ICSP, Administração Mercadológica I, Psicologia do Consumidor, Sistemas de Comun. em Multiplataformas e Conceitos e Experimentação em Arte.
3° semestre:
Administração Mercadológica II, Comportamento de Compra e Consumo, Redação Publicitária, Estética e Cultura, Pesquisa de Mercado, Tend. e Métricas.
4° semestre:
Inovação e Empreendedorismo, Branding, Fotografia, Comunicação Visual, Gestão Estratégica de Mkt. e Comunicação.
5° semestre:
Fundamentos de Mídia, Processos e Narrativas Sonoras, Trade Marketing, Criação Publicitária e Eletiva.
6° semestre:
Estratégias em Mídias Dig. e Redes Sociais, Computação e Produção Gráfica, Laboratório de Redação Publicitária, Responsabilidade Social e Mkt Ambiental e Processos e Narrativas Audiovisuais.
7° semestre:
Criação e Produção em Plat. Digitais, PREX -Atendimento, Neg. e Planejamento, Direção de Arte e Eletiva.
8° semestre:
PREX II – Planejamento de Com. e Mídia, PREX II – Criação e Produção e Atividades Complementares
O que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda?
De acordo com o MEC, o curso de Publicidade e Propaganda desenvolve profissionais na área de comunicação social.
Dessa forma, a instituição de ensino deve fornecer o material necessário para capacitar os estudantes na área geral e habilitá-los ao mercado.
Assim, o aluno desenvolve suas capacidades para atuar em qualquer ambiente e situação que seja necessário.
Para tanto, o conteúdo das aulas deve ser diversificado, conforme você observou no tópico anterior.
Além disso, as aulas teóricas reforçam o aprendizado dos conteúdos práticos.
Por exemplo, redação, fotografia, economia e estatísticas trabalham em conjunto para potencializar o aprendizado do aluno.
Desse modo, o curso de Publicidade e Propaganda forma um profissional completo, pronto para atender as demandas do mercado.
Por isso que o curso tem um fluxo constante e positivo de alunos, já que o publicitário é necessário em várias áreas.
Mercado de Trabalho
O curso de Publicidade e Propaganda dá uma grande vantagem para quem deseja oportunidades no mercado de trabalho.
Já que a competitividade é bastante alta, o profissional precisa de uma excelente formação para ganhar destaque e superar outros candidatos nas avaliações.
Por isso, os graduandos devem escolher um curso e faculdade que ofereça as melhores condições para o seu desenvolvimento.
E o mercado de trabalho sempre precisará de publicitários qualificados para destacarem a boa imagem das empresas.
Tanto que as organizações têm investido cada vez mais nesse setor, remunerando bem os profissionais.
Segundo a ABAP, em uma pesquisa feita em 2018, o material publicitário de negócios digitais cresceu bastante.
Tanto que os investimentos em publicidade ultrapassaram 37%, gerando um retorno muito positivo para os investidores.
Áreas de Atuação
O graduando em Publicidade e Propaganda encontra diversas áreas de atuação para crescer no mercado de trabalho.
A nossa equipe reuniu uma lista de áreas que valorizam bastante o trabalho publicitário:
- Agências de Publicidade: o profissional trabalhará criando textos e artes, mídia, pesquisa, planejamento e mídias sociais.
- Consultoria: trabalhará como consultor, definindo estratégias de marca mais assertivas.
- Empresas privadas: o publicitário atuará nos setores de Marketing e vendas, criando estratégias e fazendo a ponte entre empresas e agências publicitárias.
- Empresas prestadoras de serviço: estúdios de fotografia, gráficas, produtoras de áudio e vídeo para internet.
- ONGs: o publicitário desenvolverá campanhas para conscientizar a população a respeito de causas sociais ou para juntar fundos e donativos.
- Setor Público: fazer a promoção de campanhas promocionais ou educativas para prefeituras, estados e governos.
Um publicitário ganha, em média, de R$2.108,00 a R$2.920,00, dependendo da região, experiência e cargo ocupado.
À medida que ganha experiência, o profissional é mais valorizado, recebendo ganhos bem maiores do que o piso.
Quanto custa uma faculdade de Publicidade e Propaganda?
Por causa da crescente procura, as faculdades investiram bastante na melhora do curso de Publicidade e Propaganda.
Tanto que algumas delas, como a Strong Business School, estão entre as melhores instituições do Brasil.
O curso privado e na modalidade presencial tem uma mensalidade de R$1.000,00 em média, considerando grandes capitais.
Já na modalidade online, o curso de Publicidade e Propaganda custa em média custa entre R$400,00 e R$600,00.
Mesmo sendo um curso à distância, a modalidade EAD atual possui bastante qualidade e economiza outros recursos, como passagens para se deslocar.
Por fim, você pode concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais nas faculdades.
Muitas instituições aceitam estudantes vindos de programas sociais e vestibulares, como o Enem ou o PROUNI.
Curso de Publicidade e Propaganda na Strong Business School
A Strong Business School está entre as 10 melhores faculdades de São Paulo.
Tanto que cada vez mais alunos da SBS encontram uma colocação favorável no mercado de trabalho.
O curso de Publicidade e Propaganda da Strong Business School tem duração de 4 anos.
Com a sede localizada em Santo André, São Paulo, os graduandos podem estudar pela manhã ou à noite.
Para ajudá-los a experimentar o potencial do curso, eles têm acesso a laboratórios de rádio, tv e fotografia.
Dessa forma, eles chegarão ao mercado de trabalho prontos para superarem desafios e fazer a diferença no trabalho.
Formas de ingresso
A Strong Business School sempre ajudará o estudante que deseja crescer na área de Publicidade e Propaganda.
Para ingressar nos cursos da faculdade, você pode recorrer a algumas opções, como:
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma excelente oportunidade para quem deseja estudar na Strong.
Dependendo da sua nota no Enem, você pode garantir um desconto de até 49% na mensalidade do curso usando o Bolsa Mérito
Além disso, você tem a opção do PROUNI ou acesso pelo FIES.
Por fim, o aluno ainda pode utilizar o Crédito Estudantil Reembolsável, o CRER, financiando até 50% do valor das mensalidades, começando a pagar somente após a formação.
Segunda graduação
Para quem já fez graduação e têm diploma, pode solicitar a sua inscrição no curso sem dificuldades.
Entrevista
A entrevista com o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda é uma prática do curso.
Para que o aluno tenha a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o curso e sobre a instituição.
Além disso, é uma boa oportunidade para saber mais sobre o mercado de trabalho na área.
E com seu histórico escolar, é possível avaliar um percentual para uma bolsa-mérito, recompensando anos de boas notas e estudos.
Vestibular virtual
Caso queira, você pode fazer o vestibular online da SBS.
No site da instituição você confere o passo a passo da inscrição, bem como a data da prova.
Transferência
Estudantes de Publicidade de outras instituições podem solicitar a sua transferência para a Strong.
A transferência considera as disciplinas já aprendidas pelos alunos, permitindo que ele continue de onde parou.
Mais informações sobre Publicidade e Propaganda na Strong Business School
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Strong Business School garantiu que milhares de pessoas aprendessem a ser profissionais capacitados.
Dessa forma, a instituição cumpre um papel importante na educação, dedicando seus esforços à melhora das oportunidades no mercado de trabalho.
Tanto que o curso de Publicidade e Propaganda, além das outras áreas, forma profissionais prontos para transformarem os seus setores de atuação.
Sendo assim, conheça melhor a proposta do curso de publicidade acessando o nosso link.
Nós garantimos que você encontrará o que precisa para ser um profissional respeitado e de referência no mercado.
Leia também:
O que é melhor: Generalista ou Especialista?
Melhorar o Networking: Seis dicas para conseguir um novo emprego
Os 5 A’s para Desenvolver a Inteligência Emocional