Criatividade e pensamento críticos estão entre as 10 habilidades essenciais para os profissionais em 2020
2020 está sendo um ano difícil e desafiador, ainda mais agora que estamos obrigados à quarentena por conta do coronavírus, o que pode interromper projetos e planos na carreira. Então, a orientação é: esteja preparado para o futuro. Afinal, quando essa fase passar será preciso ir à luta com força redobrada.
Para nortear um pouco do que o futuro espera dos profissionais, o Fórum Econômico Mundial divulgou no final do ano passado uma pesquisa que apontou quais seriam as habilidades exigidas no mundo profissional neste ano. Criatividade e pensamento crítico são duas características que apareceram entre as mais buscadas pelas empresas.
O levantamento mostra que, num contexto de 4ª Revolução Industrial, em cinco anos 35% das habilidades exigidas hoje terão mudado.
Só pra ter uma ideia da velocidade das mudanças, no levantamento de 2015 o ranking das competências essenciais e mais exigidas pelo mercado tinha a seguinte ordem:
1 – Resolução de problemas complexos
2 – Colaboração
3 – Gestão de pessoas
4 – Pensamento crítico
5 – Negociação
6 – Controle de qualidade
7 – Orientação para servir
8 – Capacidade de análise/julgamento e tomada de decisão
9 – Escuta atenta
10 – Criatividade
Já em 2020, as coisas serão diferentes. A nova análise do Fórum Econômico Mundial voltou a divulgar as 10 habilidades mais importantes para quem está no mercado de trabalho ou em busca de uma vaga. Algumas se mantiveram em relação a 2015, outras mudaram de posição ou simplesmente desapareceram.
Neste ano, criatividade, resolução de problemas complexos e pensamento crítico ocupam posições de maior importância entre as competências essenciais para o profissional que busca o sucesso.
Análise
Acompanhe o novo ranking e a análise da professora de Consultoria Estratégica e Plano de Negócios da STRONG ESAGS, Lara Mattos, para cada habilidade.
As selecionadas para 2020 são:
1 – Resolução de problemas complexos
“As respostas de ontem não necessariamente atendem às perguntas de hoje, considerando que um problema hoje tem diversas situações muitas vezes inadequadas para uma única solução. Daí ser complexo.”
2 – Pensamento crítico
“Diante de inúmeras informações, o pensamento crítico nos dá a possibilidade de validar ou não os argumentos que nos são apresentados.”
3 – Criatividade
“Capacidade de inovar sobre o que já fazemos ou sobre o que nunca pensamos em fazer”.
4 – Gestão de pessoas
“Capacidade de desenvolver competências das pessoas potencializando este capital.”
5 – Colaboração
“Compartilhamento de ideias e soluções que se complementam aproximando as pessoas em suas diversidades”.
6 – Inteligência emocional
“Capacidade de ter uma consciência ampliada sobre seus sentimentos para saber administrá-los”.
7 – Capacidade de análise/julgamento e tomada de decisões
“Processo que implica em decisões mais assertivas para situações cada vez mais complexas, implicando em menos erros.”
8 – Orientação em servir
“Qualidade nas inter-relações, no atendimento do cliente interno e externo e na disponibilidade afetiva para resolver problemas.”
9 – Negociação
“Resolução de conflitos através do diálogo em uma relação ganha-ganha.”
10 – Flexibilidade e adaptação
“Capacidade de ser resiliente para estar adaptando-se às constantes alterações do ambiente.”
Agora que você já conhece as habilidades, é só trabalhá-las para ter mais oportunidades no mercado.