Coordenadora da Strong Esags recomenda cinco filmes para motivar estagiários
Muita gente pensa que ser estudante é fácil. Mas a verdade é que não é simples manter o foco nos estudos e conter a ansiedade sobre como entrar e se manter no mercado de trabalho. O primeiro passo para dar início a uma trajetória profissional de sucesso é buscar uma vaga de estagiário ou em programas de trainees.
Para ajudar no entendimento sobre o que o mundo dos negócios exige, não apenas em relação a habilidades, mas também sobre caráter, proatividade, disposição, entre outras coisas, a coordenadora da Escola Superior de Administração e Gestão (Strong Esags), Lara Mattos, fez uma lista com cinco filmes que ela recomenda para que todo estagiário possa refletir sobre sua carreira.
“São filmes que deixam grandes mensagens e lições para o desenvolvimento humano. Por isso, valem a pena ser vistos. Mais ainda, devem causar uma reflexão sobre o que podemos melhorar em nós mesmos. Ou seja, levam à autocrítica, o que é fundamental para a vida”.
Lara recomenda, além de dois filmes mais específicos, três que a fizeram pensar muito no comportamento humano, sendo dois biográficos.
Confira os cinco filmes selecionados:
1 – “Um Sr. Estagiário”
É um filme que mostra a relação entre um estagiário mais velho do que a sua chefe que inclusive, é uma mulher. Aborda os conflitos de gerações e de gênero.
2 – “Os Estagiários”
O filme possibilita uma reflexão sobre carreira, principalmente de estagiários mais velhos. Segundo o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) – responsável por colocações de jovens no mercado – em 2011 e 2012 houve um aumento de 32% na contratação de estagiários acima de 40 anos, talvez pelo fato de haver maior acessibilidade do ensino no país nos últimos anos.
3 – “Sociedade dos Poetas Mortos”
Apesar de ter sido gravado há muitos anos, a relação entre professor e alunos provoca reflexões sobre a capacidade de realizar aquilo que se deseja.
4 – “O Jogo da Imitação”
Retrata a história da vida de Alan Turing, matemático de 27 anos que nos traz as noções de foco e persistência.
5 – “A Teoria de Tudo”
Apresenta a história da vida de Stephen Hawking, um físico que nos traz noções de superação diante das limitações impostas pela vida.