Atendimento / Ouvidoria

Como ter uma carreira de delegado de polícia?

Blog
02 de fevereiro de 2022

A carreira de um delegado de polícia apesar de ter algumas atribuições como a investigação criminal e instauração de inquéritos, não se resume apenas a isso! Ele pode ser considerado como um profissional que atua na gerência de crises e de pessoas.

Mas para iniciar na carreira é necessário ter a formação em Direito, e ser aprovado em concurso público para o cargo em questão. Existem várias etapas até que a aprovação realmente ocorra! 

É uma profissão onde você necessita de determinação e coragem acima de tudo, você também precisa entender se o seu perfil se encaixa com a função, já que o cargo de responsabilidade, com várias vertentes que precisam ser analisadas antes da tomada de decisão. 

Quer saber mais sobre a profissão, veja a seguir! Boa leitura. 

Como se tornar um delegado de polícia?

De acordo com a Constituição Federal, para o exercício do cargo de Delegado de Polícia é necessário ter a graduação completa em Direito, mas não existe a obrigatoriedade de ter aprovação na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. 

Antigamente, antes de 1998, era possível ser nomeado delegado através de influência política, principalmente por parte de governadores. Após isso, o cargo só pode ser ocupado a partir da aprovação em todas as etapas do concurso público. 

Dessa forma, a melhor maneira de conseguir atuar como delegado é mantendo o foco nos estudos, considerando todas as formalidades necessárias, bem como entender a fundo sobre leis e direitos. 

O concurso para ser delegado de polícia é realizado em dois níveis: 

  1. Certame que será executado pela União, o cargo da polícia civil é a nível estadual, ele deve ser organizado pelos estados e também pelo Distrito Federal; 
  2. As provas são de caráter classificatório, sendo cada uma das etapas eliminatórias, considerando várias etapas seletivas descritas em edital ao longo da seleção. 

Como ter sucesso ao longo da trajetória até chegar ao exercício do cargo?

A atuação como delegado exige dedicação e muita preparação, tanto de caráter físico, psicológico e o principal, relacionado aos estudos, pois para iniciar o exercício da profissão é necessário passar em todas as etapas do concurso. Veja algumas dicas para passar nas provas do certame. 

Seja disciplinado ao estudar

 Para o exercício do cargo de delegado de polícia federal, é exigido atualmente experiência na área jurídica, ou ainda como policial, de pelo menos 3 anos. No entanto, essa regra não é aplicável para todos os estados. Por isso, é importante consultar o regulamento e exigências antes de se inscrever. 

Mesmo assim, é uma prova muito complexa e um concurso longo, que requer muita dedicação e disciplina por parte do candidato, que precisa criar um cronograma de estudos, considerando as matérias que estão descritas no edital de convocação para o concurso. 

Para o cargo de delegado de polícia civil, é necessário focar em algumas disciplinas específicas, como: 

  • Direito Constitucional; 
  • Direito Processual Penal; 
  • Direito Penal. 

As matérias sinalizadas acima costumam ter maior recorrência nas provas, já que são as mais aplicáveis ao longo do exercício da profissão. Outras matérias requeridas e que são importantes para a prestação do concurso são:

  • Criminologia; 
  • Medicina Legal. 

Apesar de não ser comum em outros concursos públicos, eles são aplicáveis para os cargos que envolvem funções dentro da polícia, seja ela militar, civil e federal. Por isso, é importante reservar um tempo especial para estudar um pouco sobre tais disciplinas, pois elas serão muito utilizadas na profissão. 

Se prepare para o treinamento policial 

Além dos estudos, é importante focar na parte física, pois a aprovação no concurso será apenas o início da sua trajetória e treinamento dentro da polícia, já que o exercício da profissão requer preparo. 

Na Academia de Polícia que você será treinado, a cerca dos conhecimentos necessários, das estratégias e da parte física para conseguir executar sua função. 

Dessa forma, essa é uma parte muito parte muito importante, principalmente nas aulas que estão relacionadas como o aspecto policial do cargo, como: 

  • Sobrevivência policial;
  • Técnicas para abordar suspeitos;
  • Armamento;
  • Tiro; 
  • Defesa pessoal. 

No entanto, ressalta-se que essa carreira está relacionada igualmente com a área jurídica, já que suas ações serão voltadas para salvar vidas e dos seus colegas de profissão em casos de riscos. O delegado nunca pode abandonar seu treinamento, mas é necessário estar preparado para confrontos e combate à crimes. 

Ao contrário do que se imagina, a arma mais poderosa de um delegado de polícia não seu armamento ou seu treinamento, mas sim sua caneta e suas decisões. Por isso, o treinamento é muito importante! 

Quais são os cursos e formação necessária para ser um delegado de polícia?

Esse é o tipo de certame que necessita de aprovação em várias etapas, logo é necessário que os candidatos estejam preparados, a escolha de bons cursos preparatórios é muito importante, já que existe grande concorrência para atuação na função em questão. 

Escolha os melhores cursos da região, com maior número de estudantes aprovados para provas policiais, com histórico de sucesso, pois assim você tem mais uma garantia de que o curso possui uma metodologia eficiente para as provas.

Graduação em Direito na Strong

O curso de Graduação em Direito na Strong possui alguns diferenciais no mercado, conta com uma metodologia única, resolutiva, direcionada à resolução de conflitos no âmbito jurídico, capacitando o aluno para resolver questões do meio com celeridade e eficiência. 

Além disso, os profissionais são desenvolvidos com alguns soft skills necessários para o mercado em geral, mas que são especialmente importantes para ser um delegado de polícia, como a ética e a liderança. 

A Strong conta com a Certificação EQUAA, que é um certificado internacional de qualidade, onde apenas algumas instituições de ensino privadas do Brasil conquistaram! A taxa de sucesso dos alunos Strong em concursos públicos é relevante, tornando-se ainda mais relevante para quem inicia a trajetória para buscar seus sonhos. 

Gostou deste post? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou das demais formas de contato disponíveis em nosso site,  e saiba mais sobre os cursos e como eles podem otimizar seus estudos e ajudar a alcançar o sucesso na sua empreitada!


Precisa de ajuda?