Enactus SBS: Como pagar menos imposto de renda em 2022?
Você sabia que existe a possibilidade de reduzir o pagamento devido a título de imposto de renda na sua declaração que deverá ser apresentada em 2022?
É simples: a lei permite fazer a doação de até 8% do imposto de renda e escolher a quem e quanto quer doar, sempre se levando em consideração a legislação do imposto de renda e na seguinte proporção:
– Até 6% (seis) para projetos que utilizam a Lei de Incentivo Federal à Cultura (Lei Rouanet), Lei de Incentivo Federal ao Esporte, Lei do Idoso, Audiovisual e Estatuto da Criança;
– Até 2% (dois) a dois programas do Ministério da Saúde, 1% para o PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e 1% para ao PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e, também, às instituições que atendem pessoas com deficiência.
Se não possuir valores disponíveis até o final de 2021, você ainda poderá fazer a doação na declaração de ajuste anual do próximo ano. Para isso, basta se utilizar do modelo de declaração completa e será possível doar por meio da própria declaração de até 3% (três) do imposto aos Fundos de Amparo à Criança e ao Adolescente.
Seja solidário e faça a doação mesmo que tenha restituição de imposto. Ao se apurar os valores na declaração anual, se houver restituição de imposto, o valor destinado às doações incentivadas será adicionado ao valor a ser restituído.