Como desenvolver a criatividade?
Muitas pessoas pensam que a criatividade é um dom nato – e que esse talento natural é o que faz vários publicitários e artistas em geral atingirem o sucesso, e não é possível desenvolver a criatividade.
No entanto, a verdade é outra. A criatividade é desenvolvida com a prática. As pessoas mais criativas que você conhece provavelmente tiveram oportunidades ou atitudes que desenvolveram o seu raciocínio criativo ao longo de sua vida.
Confira as nossas cinco dicas para desenvolver a criatividade:
Dica #1: Faça a pergunta certa
Fazer os mesmos questionamentos que milhares de pessoas já se perguntaram anteriormente vai te levar às mesmas respostas que elas chegaram.
Para chegar a uma conclusão inovadora – tente mudar um pouco a pergunta. Por exemplo – se seu desafio é criar um produto melhor, não pense apenas nessa dúvida.
Se seu produto for uma hamburgueria, por exemplo, ao invés de pensar em como fazer um hambúrguer melhor, pense em como oferecer uma experiência agradável para as pessoas saborearem um hambúrguer. Que tipo de atividade combina com comer um hambúrguer?
Faça uma análise minuciosa
Se você se depara com uma situação ou um produto imperfeito, analise até o último fio quais os aspectos negativos que estão o desagradando e liste-os.
Após fazer essa lista, pense em como solucionar esses aborrecimentos.
Faça uma reinterpretação
Em alguns momentos, sua primeira opinião em um trabalho ou projeto pode acabar enviesada. Muitas imperfeições só são percebidas após uma segunda ou terceira análise.
Depois disso, pense em sua criação sendo utilizada para outro propósito que não o original.
Dica #2: Se especialize
Uma regrinha que se popularizou é que para que você se torne especialista em algo, você precisa dedicar pelo menos 10 mil horas de prática nisso.
A prática, nesse caso, não é repetição. Existem algumas formas de se aprimorar que incluem:
- TED Talks: Estes vídeos já são bem populares na Internet, e podem te inspirar ou fornecer novos insights sobre sua forma de ver as coisas.
- Procure um mentor: Aprender com pessoas que já possuem mais experiência é ótimo para se desenvolver.
Dica #3: Esteja sempre atento
Pessoas criativas podem descobrir soluções inovadoras a qualquer momento. Uma forma de desenvolver sua criatividade é a de encarar qualquer desafio como uma forma de pensar em como superá-lo.
Grandes descobertas da humanidade surgiram a partir desse método. Como a penicilina, por exemplo.
Dica #4: Faça coisas novas
Desenvolver um novo hobby e aprender algo desde o início é outra forma de desenvolver a criatividade. Atividades artísticas, especialmente, são um bom ponto de partida para este hobby.
Dar uma pausa para descansar e esfriar a sua mente também te ajuda a se livrar de possíveis bloqueios criativos.
Saia para dar uma caminhada, faça exercícios físicos. Uma pausa para se divertir também pode ser o que você precisa para ter aquela ideia fora da caixa após um período frustrante sem resultados.
Dica #5: Seja curioso
Busque o aprendizado a qualquer momento, mesmo que pareça que isso não irá te acrescentar nada. Isso só irá ampliar os seus horizontes, facilitando com que você compreenda muito mais o mundo ao seu redor, e com base nisso, você terá um repertório melhor e poderá gerar respostas mais criativas diante das situações.
O mais importante é esquecer a ideia de que criatividade é um dom.
Desenvolva a sua criatividade o máximo possível – assim, você irá conseguir se destacar muito mais na vida acadêmica e profissional.
Leia mais:
Criatividade e pensamento críticos estão entre as 10 habilidades essenciais para os profissionais