Centro de Inteligência de Mercado completa um ano e inaugura sala dedicada a pesquisas
No ultimo dia 30 de maio, a unidade Santos da Strong ESAGS recebeu a apresentação do trabalho final dos grupos do Centro de Inteligência de Mercado, coordenado pelo Professor Rodrigo Ferreira. O evento serviu para finalizar o semestre com os projetos voltados para as estratégias de inteligência de mercado. As apresentações foram assistidas pelos professores da ESAGS da Unidade Santo André e da Unidade Santos. Também esteve presente a ex-diretora da instituição Regina Socolowski.
O projeto do CIM está próximo de completar um ano e j& aacute; se mostra um verdadeiro sucesso entre os alunos e professores. “O CIM nasce como uma iniciativa de estreitamento da faculdade com o mercado, esse é nosso objetivo. Acreditamos que este é o caminho da educação de negócios no mundo. Todas as universidades do mundo estão discutindo sobre isso”, diz o professor Rodrigo Ferreira, um dos coordenadores do projeto. “Talvez os alunos percebam a influência deste projeto daqui uns cinco ou seis a nos, quando estiverem no mercado de trabalho”, completa.
Ao fim das apresentações, o mantenedor da instituição, Sergio Tadeu Ribeiro, discursou e ressaltou a importância do projeto, muito por conta das mudanças que, tanto o ensino, quanto o mercado enfrentam constantemente. “Eu acredito que o ensino hoje passa por um processo muito grande de mudança. Hoje, se o professor não tiver desenvoltura e não entender o contexto de seu conteúdo, ele não vai conseguir motivar o aluno. A escola tem muito mais a dar do que conhecimento. Ela tem valores, treinamentos, vivencia, e ela pode aproveitar esse estágio de mudança para melhorar o que tínhamos no passado”.
Inauguração da Sala de Pesquisa Aplicada
No mesmo dia, após as apresentações, ocorreu também a inauguração do espaço voltado para as pesquisas aplicadas do CIM. O evento contou com a presença dos alunos e um brinde ao novo espaço a ser utilizado por eles.
O diretor acadêmico, Eduardo Becker, ressaltou a importância de ter uma sala voltada para o projeto e se diz orgulhoso de ver que o projeto saiu do papel. “Hoje eu percebo que cumprimos nossa missão como uma instituição de ensino superior, que é, além de ensinar, auxiliar em pesquisas e também na extensão, que leva o que fazemos aqui na faculdade para a sociedade. O objetivo aqui é aproximar o setor publico, o setor empresarial e o setor universitário para construir algo em prol da sociedade” .
Confira os grupos e suas apresentações:
Documento de caracterização do Mercado do Café:
Camyla Tayalla, Camilla Oliveira, Carolina Petrone e Milany Juvenal – BS
Documento de caracterização do Mercado de Economia Criativa voltada para o seguimento de Startups e Aceleradoras:
Pedro Ivo de Faria e Verônica Pavani Marcon – ABC
Documento de caracterização do Mercado do Açúcar:
Augusto Tomaz Filho, Leandro Castilho e Lucas Garcia – BS
Documento de caracterização do Mercado do Automotivo:
Alexandre Santana, Ana Paula Dias e Ana Raquel da Silva – ABC
Documento de caracterização do Mercado do Porto de Santos:
Laís Costa, Orson Matias e Tabata Tomé – BS
Documento de caracterização do Mercado de Construção Civil:
Jéssica Borges, Luiza Dimitrova e Roger Dantas do Nascimento – ABC
Documento de caracterização do Mercado de Farmácia de Manipulação:
Brenda Louise de Sá Florêncio, Elisa Bicudo Moreira, Guilherme José Ribas e Rafaella Marchioretto – ABC
Documento de caracterização do Mercado de Seguros:
Felipe Tolentino Oliveira e Guilherme Rocha Luz – ABC
Documento de caracterização do Mercado de varejo:
Nathalia Bianchi e Pedro Galante – ABC
Documento de caracterização do Mercado de Fintechs:
Daniel Marcondes e Rodolfo Ronchi – ABC