Carreira de Publicitário
Neste artigo você vai encontrar detalhes sobre a carreira de um publicitário de sucesso, como média salarial, oportunidades do mercado de trabalho e o perfil deste profissional. Veja aqui!
Como pode ser a carreira de um publicitário?
Você já imaginou construir uma carreira de sucesso como publicitário? O mercado de trabalho tem necessitado bastante de profissionais mais qualificados.
Por isso, as chances de crescimento profissional nesse nicho sempre serão altas. Confira a seguir o que espera você neste mercado de trabalho.
Sobre o publicitário
O publicitário é o profissional responsável por desenvolver projetos publicitários para a mídia.
Nesse sentido, ele é fundamental para o trabalho de uma emissora de TV, rádio ou mídia impressa. O trabalho dele é determinar estratégias de comunicação a fim de aproximar uma empresa do público.
Ou seja, um publicitário trabalhará na criação de produtos e serviços, bem como a sua divulgação. Assim, ele aumentará as chances de uma empresa ou organização fortalecer a sua marca no mercado.
Quem escolhe a carreira de publicitário costuma encontrar muitas oportunidades de trabalho. Além disso, com as especializações e bom currículo, o salário oferecido costuma ser atrativo.
O publicitário consegue demonstrar as suas habilidades:
- Nas agências de publicidade criando, planejando e estudando o mercado;
- No setor de vendas e Marketing de empresas privadas;
- Nas empresas prestadoras de serviço gráfico, fotográfico ou mídias digitais;
- No setor público, desenvolvendo campanhas para a prefeitura, estado e governo;
- Fazendo consultoria em planos de marcas;
- Trabalhando para organizações não governamentais no desenvolvimento de campanhas de conscientização ou caridade.
Qual é o perfil de um ótimo publicitário?
O publicitário precisa de muitas fontes de inspiração para desenvolver o seu trabalho. Nesse sentido, é importante que você saiba sobre os principais temas da atualidade.
Sendo assim, é fundamental que o profissional leia bastante, assista a filmes e acompanhe os tópicos da internet.
Além disso, o publicitário precisa ser comunicativo com os clientes e saber trabalhar com equipes.
Por fim, é importante que esse profissional seja responsável e comprometido com o trabalho. Afinal, ele tem uma responsabilidade grande no gerenciamento da imagem das empresas.
Como é o ambiente de trabalho das agências?
A princípio, o publicitário terá grandes chances de trabalhar para agências de publicidade.
Essas agências sempre criam um ambiente dinâmico para os seus funcionários. Desse modo, os publicitários podem exercer a criatividade e trabalhar as suas competências pessoais.
Para tanto, um publicitário deve ser capaz de interagir com os clientes e cumprir prazos. Afinal, ele será fundamental dentro da agência atuando no:
- Atendimento aos clientes, criando a ponte entre o público e agência;
- Planejamento, criando estratégias de mercado e delegando funções para a equipe;
- Criação das artes e textos publicitários;
- Mídia, escolhendo os canais onde as peças publicitárias serão exibidas e negociando orçamentos;
- Social media, criando conteúdos e gerenciando redes sociais.
As agências de publicidade podem ser o primeiro ambiente de trabalho do publicitário. Contudo, ele também pode trabalhar para o setor público ou em grandes companhias.
Quais são as oportunidades de crescimento?
Um publicitário terá uma carreira promissora à medida que adquirir mais experiência.
Nesse sentido, é importante que o profissional aproveite as oportunidades de crescimento para crescer na carreira. Para tanto, é importante que ele faça atualizações no currículo e se especialize.
Uma das maiores oportunidades para o publicitário é trabalhar no setor de mídia. Como a internet é popular, as chances de uma agência obter ótimos resultados com campanhas é maior.
Logo, o profissional deve ser familiarizado com as ferramentas digitais do momento. E ele também deve ter um perfil mais analítico e saber realizar testes.
Durante os anos de eleição, o publicitário também pode realizar grandes campanhas eleitorais.
Afinal, os candidatos precisam vender uma boa imagem e o publicitário ajudará com essa tarefa. Apesar do trabalho, a profissão costuma recompensar.
Sobre a remuneração salarial
O salário de um publicitário varia conforme a região e a área de trabalho dele. De acordo com pesquisas, o salário médio desse profissional hoje é de R$ 2.108,00.
Caso o profissional trabalhe para agências de Publicidade, o ganho médio salarial é de R$ 4.820,00.
Se o publicitário faz trabalho de consultoria, ele pode receber uma média de R$ 4.300,00. Quanto aos profissionais com a média salarial mais baixa, eles recebem de R$ 1.600,00 a R$ 2.300,00.
A região onde o publicitário trabalha influencia diretamente no valor da sua remuneração. Por exemplo, São Paulo e Distrito Federal são as cidades que melhor remuneram seus profissionais. Já no Piauí a remuneração costuma ser menor.
Como aumentar as chances de receber um ótimo salário?
A princípio, um publicitário recebe um bom salário após concluir a sua formação. No entanto, é possível aproveitar as oportunidades para melhorar o valor dos seus recebimentos. Veja a seguir como aumentar suas chances de ter um ótimo salário:
- Invista na sua educação
Um publicitário precisa investir na sua qualificação para garantir um lugar destacado nas melhores empresas.
Para tanto, você precisa fazer uma graduação que desenvolva as habilidades que precisará na sua área. E você também precisa participar de cursos e eventos para enriquecer o seu currículo.
- Crie um portfólio atraente
Um publicitário deve criar um portfólio atraente para aumentar suas chances de conseguir trabalho.
Se possível, você deve criar um portfólio em plataformas virtuais, como o Behance. Assim, você terá fácil acesso aos seus melhores trabalhos para mostrar aos empregadores durante as entrevistas.
- Tenha uma rede de contatos
Todo bom publicitário deve ser capaz de fazer o network para se destacar no mercado.
Com a ajuda de uma rede de contatos, você pode encontrar mais oportunidades de trabalho. Por isso, é importante que você mantenha uma relação produtiva com colegas da área.
O que esperar do curso de Publicidade e Propaganda?
A graduação em Publicidade e Propaganda tem uma duração de 4 anos. Durante esse tempo, o curso formará profissionais criativos e capazes de atender as demandas do mercado.
Para tanto, o futuro publicitário deve aprender os conteúdos da Língua Portuguesa para desenvolver textos atrativos. Não só para atingir o público-alvo, mas também para obedecer a norma gramatical.
Além disso, você aprenderá disciplinas que estimulem o seu talento na produção gráfica.
Por exemplo, estratégias de venda, processos de comunicação e até fotografia. Tudo para garantir que você, após a formação, atenda às necessidades contínuas do mercado de trabalho.