Atendimento / Ouvidoria

Aproveite bem seu tempo

Blog
18 de abril de 2013

Então você não tem tempo pra nada. Faz estágio, trabalha, estuda, tem um monte de leituras e pesquisas para fazer da faculdade e ainda inventaram de você entregar um trabalho de conclusão de curso? Ainda tem o curso de inglês, as aulas na academia, o encontro com o namorado (a)…quanta coisa!

Mas não se desespere. Assim como você, tem muita gente que assume responsabilidades demais e problemas em dizer não para algumas tarefas. É o que afirma a professora Danielle Guglieri, de marketing, comunicação e linguagens da ESAGS. “Por medo de perderem trabalhos, ficam sobrecarregadas”, explica.

A especialista cita o método Pomodoro, desenvolvido por Francesco Cirillo, no final dos anos 1980. O processo utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, chamados de pomodoros, e está baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. “Embora seja uma ferramenta muito simples, não deve ser usada como um processo de acelerar o desenvolvimento da tarefa, mas sim como uma unidade de esforço temporal, evitando distrações”, argumenta Danielle.

Em tempos em que a internet é acusada de ladra de tempo, a professora Danielle listou abaixo algumas regrinhas básicas de como aproveitar melhor as 24 horas do dia. E se sobrar um tempinho, acesse o curso gratuito Gestão do Tempo. É rapidinho e pode ser feito em qualquer lugar pelo celular ou tablet. Basta estar conectado à internet.

Saiba exatamente qual momento do dia é dedicado ao trabalho ou aos estudos e cumpra horários;

Liste tudo o que deve ser feito e execute;

Deixe o relógio configurado para despertar, como acontece na técnica pomodoro. Pode ser de grande valia;

Trabalhe e estude com o computador off-line;

Para diminuir distrações, saia dos ambientes virtuais, listas de disponibilidade para conversa e dos sites de busca depois da pesquisa;

Jamais use o momento de trabalho para ficar em sites de relacionamento;

Divirta-se somente quando tudo estiver acabado!

E você, o que faz para otimizar seu tempo? 


Precisa de ajuda?