Aluno de Administração ganha prêmio no Sebrae
A partir de uma necessidade pessoal, o aluno de administração da ESAGS criou um projeto, apresentou ao Sebrae e ganhou prêmio de estagiário empreendedor
Uma empresa familiar pode, sim, sobreviver no mercado por mais de duas gerações, comprova grandes companhias brasileiras como Grupo Pão de Açúcar, Rede Globo, Klabin e Leite de Rosas. Construídas no século passado, os negócios continuam prosperando e gerando lucro para os sucessores.
É claro que nem sempre isso acontece. O Sebrae pesquisou esse universo e descobriu que, embora as empresas familiares sejam maioria no mercado – 90% do total – apenas 30% sobrevivem a 2ª geração, 15% a 4ª, e quatro à quarta.
Diante das informações, o aluno Nicollas Poletto, do 5º ciclo de Administração da unidade Santos da ESAGS, e estagiário do Escritório Regional Baixada Santista do Sebrae, desenvolveu o ‘Programa de Pai para Filho’, que contou com orientações do professor Luciano Schmitz Simões, de recursos humanos da ESAGS.
O objetivo é auxiliar jovens que tenham uma empresa na família e sintam-se motivados em seguir o negócio com inovação e criatividade. “Quando trabalhava na microempresa do meu pai percebi que era muito difícil trabalhar com a família, e que não existia nada parecido com um programa que auxiliasse a sucessão nas empresas familiares no Brasil”, conta Nicollas.
O projeto foi premiado na categoria ‘desenvolvimento’, do Prêmio Estagiário Empreendedor, organizado pelo Sebrae e CIEE, e concorreu com outros 80 trabalhos de jovens empreendedores do Estado de São Paulo. A premiação aconteceu no último dia 8/5, em São Paulo.