Atendimento / Ouvidoria

Afinal, como descobrir se estou na graduação correta?

Blog
26 de abril de 2022

Será que eu estou fazendo o curso certo? É muito comum que universitários levantem essa pergunta.

Isso acontece invariavelmente, independentemente do estágio do curso em que se encontrem.

Mas, e aí? Como chegar a uma conclusão? É importante responder essa questão.

Afinal, seu curso universitário pode definir seu futuro enquanto profissional. Igualmente, no sucesso da sua jornada. Além disso, no aproveitamento do seu tempo.

Assim, quanto antes descobrir se está ou não no curso correto para você, antes poderá seguir no rumo certo.

Seja ele o que você está ou outro, que você pode descobrir como uma alternativa que tenha mais a sua cara.

Abaixo, então, confira algumas dicas para descobrir se você está ou não nos rumos certos da sua graduação.

Como saber se escolhi o curso certo?

Essa é uma reflexão profunda. Afinal, muitas vezes pode parecer que é o seu curso que não lhe agrada. Contudo, em verdade, pode ser outra questão pessoal ou profissional. Ainda, o tédio e a rotina podem gerar impulsos perigosos.

Por isso, a conclusão não ocorre da noite para o dia. Não há imediatismo, pois a questão é muito importante para sua vida. Assim, antes de largar seu curso, considere algumas questões importantes. O mesmo se aplica ao segmento da graduação.

Continue lendo para ver 5 sinais de que você está no curso certo e 5 sinais que dizem o contrário, que sua escolha não combina com você.

5 sinais de que você realmente escolheu o curso certo

Primeiramente, veja sinais de que você realmente está no caminho correto no que diz respeito à graduação!

Empolgação ao falar do curso

Como você se sente quando lhe perguntam sobre seu curso? Caso você reaja com empolgação e goste de contar para as pessoas como são suas aulas, atividades, aprendizados e colegas, saiba que é um ótimo sinal!

Afinal, isso demonstra que você realmente sente felicidade nessa área, bem como se sente parte dela. Isso reflete na sensação de bem-estar ao dividir coisas sobre sua vida universitária.

Maior interesse em matérias pontuais

O interesse em disciplinas mais pontuais também demonstra que você está no curso certo. Isso é interessante porque demonstra seu direcionamento dentro de um nicho que, naturalmente, possui várias possibilidades e áreas.

Identificação do que levou você até o curso e como o vê agora

Você lembra do que o levou a escolher esse curso? Pois saiba que é interessante fazer essa busca na memória.

Considere, por exemplo, que você foi para a área de Direito por adorar oratória, História e Ciências Sociais. Você ainda sente essa identificação? Ainda consegue sentir que o curso lhe instiga por causa da possibilidade de se aproximar dessas áreas?

Caso sim, ótimo! Está no caminho certo e pode ficar em paz com sua escolha, seguindo sua graduação.

Identificação com as pessoas do curso

A identificação com pessoas do curso – alunos, professores e até mesmo palestrantes – também é muito importante. Afinal, querendo ou não o ambiente social importa muito no dia a dia da profissão e no prazer do exercício.

Facilidade em se imaginar colocando o curso em prática

Por fim, caso você consiga se ver atuando na sua profissão e vê possibilidades de um futuro nela, chega de preocupação. Você está no curso certo.

5 sinais de que você não escolheu o curso certo

Veja, por outro lado, sinais de que você não está no curso certo e, portanto, são necessários novos ares!

Desinteresse

O desinteresse pela rotina geral do seu curso é um grande sinal de que algo está errado. Você tem dificuldade em ter ânimo para ir à faculdade e tem faltas constantes? Seus atrasos são regulares, embora o seu horário seja compatível com os do curso?

Caso as respostas sejam positivas, acenda um alerta! Afinal, isso é um indício de que seu curso não é o certo para você.

Dificuldade de concentração nas aulas e atividades estudantis

A dificuldade de concentração – quando não decorrente de condições como TDAH e problemas pessoais, por exemplo – também é um indício de que você não está no curso certo.

Mau desempenho mesmo diante de árduo estudo

Você estuda, estuda, mas na hora das provas não consegue desenvolver? Isso pode ser um sinal de que você está estudando errado, é verdade. Mas também pode ser o indicativo de que você não se interessa realmente por esse curso.

Dificuldade em se imaginar exercendo a área

Assim como se imaginar, no futuro, exercendo uma profissão relacionada com o curso é importante para saber se ele é certo, também é crucial para saber se não é.

Isto é, caso você não se imagine exercendo uma profissão em alguma área que o curso abarca, esse é um grande sinal de que ele não é para você. 

Afinal, seu futuro profissional na maioria das vezes dependerá da sua área de estudos. Isso especialmente em relação às profissões técnicas que exigem diploma específico.

Falta de identificação com as pessoas da área

Por fim, o último indício se revela à falta de identificação com as pessoas do seu curso e da área. Isto é, alunos, professores e profissionais desse nicho. Como dito anteriormente, o ambiente social influencia em muito no exercício da profissão e satisfação em exercê-la.

Não escolhi o curso certo, e agora?

Isso não é motivo de desespero! Embora exija uma mudança de rumos, é possível fazê-la sem traumas e de maneira a conquistar o futuro mais feliz possível para você!

Para isso, busque entender qual é o caminho mais indicado para você. A partir disso, encontre cursos que se relacionem com ele e conheça mais sobre eles, bem como sobre o mercado de trabalho e possibilidades profissionais.

Depois, então, busque uma graduação para retomar seus estudos, agora em uma área que realmente reflete quem você é e o que busca! Ainda, saiba que a depender do nicho anterior e do atual é possível compensar matérias.

Ou seja: o seu tempo no curso anterior não é perdido. Ele foi necessário para você se conhecer e enxergar outros rumos. Por isso, não deixe seu sonho de lado e aposte em um curso certo para você!


Precisa de ajuda?