Atendimento / Ouvidoria

86% dos alunos da Strong são aprovados na prova do CRC!

Blog
23 de junho de 2022

Você sabia que para poder exercer sua profissão, após cursar Contabilidade, terá que fazer a prova do CRC? Exatamente, essa é uma prova obrigatória para quem deseja exercer a profissão e passar nessa prova pode não ser tão fácil assim. Afinal, o índice de reprovação é bem alto, passando dos 70%!

Então, vamos te explicar tudo sobre a prova do CRC e também porque quem faz o curso da Strong tem mais chances de aprovação nesta prova tão importante. Confira!

O que é a prova do CRC?

A prova do CRC, ou Conselho Regional de Contabilidade, é um Exame de Suficiência obrigatório para quem deseja ter o registro no Conselho e com isso, poder exercer legalmente a profissão.

Esse Exame foi regulamentado em 08 de dezembro de 2011, pela Resolução CFC nº 1.373, o qual estabelece sua obrigatoriedade. Outra informação importante é que esse exame é aplicado duas vezes por ano, em todo território nacional.

Portanto, quando você termina sua formação, precisa se inscrever e prestar esse exame. Somente com a aprovação nesse exame que você poderá ser inscrito no conselho regional dessa profissão e assim, poder exercê-la legalmente.

A inscrição no conselho regional é parte obrigatória para diversas profissões, inclusive com algumas profissões que também aplicam exames de suficiência. Por exemplo, advogados para exercerem sua profissão precisam estar inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Já outras profissões não exigem exames de suficiência, mas demandam a inscrição nos conselhos da mesma forma, para o exercício legal da profissão, como é o caso dos médicos, com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e os dentistas, com o Conselho Regional de Odontologia (CRO).

É difícil passar na prova do CRC?

Essa prova pode ser fácil ou difícil, dependendo, obviamente, de como foi sua formação. Quem faz um curso na Strong tem sólida formação e, por isso, 86% dos alunos da Strong são aprovados na prova do CRC.

As questões costumam ser bastante abrangentes, abordando o conteúdo que foi visto durante o curso. Para conseguir a aprovação, é preciso acertar ao menos 50% da prova.

Estatísticas da prova do CRC

Mais do que falar se uma prova é fácil ou difícil, o melhor é vermos as estatísticas sobre esse determinado exame.

Dessa forma, no ano de 2021, no estado de São Paulo, 8192 pessoas se inscreveram para prestar a prova do CRC. Desse número, estavam presentes no dia da prova 6554, sendo aprovados 1788.

Portanto, a porcentagem de alunos aprovados na prova do CRC em 2021 foi de 27,28%. Sendo assim, um total de 4766 de alunos foram reprovados na prova do CRC, resultando em uma porcentagem de reprovação de 72,72%.

Mas, se os números do estado de São Paulo te assustaram, saiba que essa não é a maior porcentagem de reprovação no país, por estado.

De fato, em 2021, a maior porcentagem de reprovação ficou com o estado do Amapá, totalizando 91,58% de reprovação. Porém, vale lembrar que nesse estado, o número de inscritos foi bem mais baixo, 241, sendo 190 presentes na data do exame.

A média brasileira de aprovação no exame de suficiência do CRC em 2021 ficou em 22,70%, com taxa de reprovação de 77,30%. Esses números mostram como o estudo e a preparação para essa prova são importantes e que alunos que não se preparam bem  têm baixa chance de conseguir a aprovação.

O que estudar para a prova do CRC?

Para ter aprovação na prova do CRC, você precisa estudar algumas disciplinas. Dentre o conteúdo exigido para aprovação na prova do CRC, estão:

  • Contabilidade de custos;
  • Contabilidade aplicada ao setor público;
  •  Contabilidade gerencial;
  •  Controladoria;
  • Legislação aplicada;
  • Noções básicas de Direito;
  • Normas brasileiras de contabilidade;
  • Princípios de contabilidade;
  • Ética profissional;
  • Auditoria em contabilidade;
  • Perícia contábil.

Além disso, também é cobrado o entendimento de Língua Portuguesa aplicada.

Portanto, o aluno terá que ter bastante conhecimento de todas essas disciplinas, para conseguir aprovação nesse exame.

Como é o curso de contabilidade da Strong?

Agora que você já sabe o que é o exame do CRC, quais são as disciplinas cobradas e quais são os números estatísticos de aprovação e reprovação desse exame, vamos falar especificamente do curso de contabilidade da Strong.

Para começar, você sabia que 86% dos alunos do curso de contabilidade da Strong são aprovados na prova do CRC? Pois é, esse é um dado muito importante.

Mas, não é só isso. O curso de contabilidade da Strong fará com que o aluno aprenda e desenvolva competências exigidas para disputar os cargos mais elevados no mercado de trabalho, em áreas como auditoria, bancos, perícia contábil, mercado de seguros, dentre outros.

Além disso, o profissional poderá, no futuro, prestar serviços contábeis e tributários, para seus clientes. Esse curso tem nota máxima, 5, dada pelo ENADE.

Com isso, os alunos têm sólida formação técnica, necessária para conseguir disputar o concorrido mercado de trabalho atual, na área de contabilidade.

Mercado de trabalho na área de contabilidade

Para quem deseja saber como é o mercado de trabalho na área de contabilidade, o profissional precisa estar sempre atualizado, visto que muita legislação contábil e tributária muda de forma constante no Brasil.

É também necessário que o profissional seja proativo, sempre buscando as melhores soluções contábeis e tributárias para seus clientes. Ser organizado, detalhista e focado também são características bastante importantes para esse profissional.

O profissional com formação em contabilidade poderá atuar tanto em empresas, no setor contábil, como também fazendo perícia contábil e auditoria contábil para outras empresas. Há, ainda, vagas no setor público, também para participar de tribunal de contas, por exemplo.

Com a formação em contabilidade, o profissional poderá ofertar seus serviços para diversos clientes e empresas, tanto físicas quanto jurídicas, atuando também na parte tributária, essencial para tantas empresas.

E também, por último, esse profissional conseguirá prestar apoio tanto para empresas quanto para pessoas físicas na entrega da declaração do imposto de renda.

 


Precisa de ajuda?