10 Dicas para ter um perfil top no LinkedIn
Para algumas pessoas, o LinkedIn ainda é uma rede social desconhecida quando comparado ao Facebook, Instagram ou Twitter. Uma parte disso, provavelmente, se deve ao aspecto mais profissional da rede, que é utilizada mais para networking e até para conseguir um novo emprego.
Mas assim como o seu currículo, o seu perfil no LinkedIn precisa se destacar para chamar a atenção dos recrutadores. Separamos dez dicas para você montar um perfil TOP que com certeza irá se destacar dos demais e ser notado pelos headhunters.
Vale ressaltar que embora o LinkedIn seja o preferido no mundo profissional, isso não significa que recrutadores deixarão de olhar as suas outras redes sociais.
Perfis com postagens e compartilhamentos polêmicos em outras redes serão notados e provavelmente podem atrapalhar todo o esforço que você teve para manter uma imagem neutra e profissional no LinkedIn.
#1: Se dedique a preencher o seu perfil
Quanto mais completo for o seu perfil do LinkedIn, mais chances você terá de ser encontrado por recrutadores, para começo de conversa. Não adianta querer se destacar na rede social sem ter dedicado o seu tempo a preencher todos os campos necessários em seu perfil.
Recrutadores buscam saber quais são suas habilidades, onde você trabalhou e o que as pessoas pensam de você. Ou seja, inclua também experiências como voluntário, premiações, habilidades com softwares e idiomas, caso as tenha.
O próprio LinkedIn pode medir o quão completo o seu perfil está para lhe sugerir em que pontos você pode melhorar e colocar mais informações.
#2: Tenha uma URL personalizada
Divulgar o link de seu perfil se torna uma tarefa mais fácil se você tiver uma URL personalizada para te representar. Os endereços padrão gerados pelo LinkedIn são longos e compostos por uma série de números e letras aleatórias, o que é visualmente desagradável.
Na tela Editar perfil, na parte inferior da janela cinza que mostra suas informações básicas, você verá uma URL de perfil público. Clique em “Editar” ao lado da URL e especifique como deseja que seu endereço seja. Quando terminar, clique em Definir URL personalizada.
#3: Escolha uma boa foto
A foto de seu perfil do LinkedIn requer uma atenção diferente com a das demais redes sociais. Aquelas fotos de balada, com bebida na mão e ombros de outras pessoas cortadas pode ser a sua escolha no Facebook, mas não é exatamente o que um recrutador vai querer ver em seu perfil profissional.
Se precisa de inspiração para escolher a foto ideal, veja o que outras pessoas da sua área de atuação escolheram em suas fotos de perfil. Se conseguir capturar a sua atuação profissional na foto, melhor ainda.
Não precisa levar ao pé da letra a questão da foto parecer mais profissional – ou seja, também não é para colocar aquela foto 3×4 sem expressão alguma. Sua foto também poderá passar impressões como seu carisma e paixão pelo que faz.
#4: Escreva um bom título
O título é aquela frase que fica logo abaixo de seu nome quando alguém visualiza o seu perfil no LinkedIn ou um post ou comentário seu em seus feeds. O fato é que o título está sempre acompanhando o seu nome na rede social, portanto, é importante que você o dê o devido valor.
Pessoas que se encontram empregados normalmente colocam o seu cargo atual em seu título, mas se você é alguém que está buscando colocação no mercado, use o título de seu perfil no LinkedIn para sintetizar quais são as funções que você pode desempenhar. Quanto mais específico e certeiro você for em seu título, melhor fica para um recrutador encontrá-lo.
#5: Evite frases feitas
- Eficaz
- Criativo
- Analítico
- Responsável
- Inovador
- Paciente
- Especialista
- Estratégico
- Motivado
Você sabe o que essas palavras possuem em comum? Não é só o fato de serem qualidades vistas como positivas no mundo corporativo, mas mais importante que isso – são os chavões mais fáceis de ser encontrados em qualquer perfil do LinkedIn. Se o objetivo é se destacar, não é com esses adjetivos que você irá conseguir isso.
#6: Valorize os seus feitos
Recrutadores no LinkedIn buscam profissionais que atingiram bons resultados. Não tenha receio de colocar aquilo que te destaca em sua área de atuação. Coloque suas principais conquistas quando for falar de suas experiências tanto profissionais quanto estudantis.
#7: Interaja!
O LinkedIn é uma rede social, afinal de contas. Não faz sentido você caprichar na hora de montar o seu perfil se você não adicionar pessoas, participar de grupo, fazer comentários em outras postagens, além de postar você mesmo.
Para ser notado, é importante ter engajamento com as pessoas que formam a sua rede de contatos.
#8: Seja multimidiático
Uma imagem vale mais do que mil palavras, não é esse o ditado? Pois bem, isso também se aplica ao seu perfil do LinkedIn. Se puder mostrar seus trabalhos ao invés de apenas falar sobre eles, o faça. Vídeos, imagens e apresentações enriquecem o seu perfil e o tornam mais agradável aos olhos, além de oferecer uma camada extra de credibilidade.
#9: Não entre em polêmicas
O LinkedIn é uma rede profissional, mas mesmo assim tem muita gente que se esquece disso e entra em discussões sobre política, por exemplo, e às vezes até acaba passando dos limites. Esse tipo de conteúdo é visto com maus olhos pela maioria dos recrutadores, e dificilmente te tratá algum benefício na busca por um emprego.
Na hora de fazer conteúdo para o LinkedIn, pense em coisas que poderiam te dar algum tipo de benefício profissional. Fale sobre sua área de atuação, coisas pertinentes ao mercado de trabalho.
#10: Não tenha medo de pedir recomendações
Se você usava o Orkut na adolescência, certamente deve lembrar dos depoimentos, não é mesmo? Bem, o LinkedIn não é lugar de fazer declarações aos seus amigos, mas as recomendações, que são exibidas na parte inferior de seu perfil, são uma boa maneira de validar suas habilidades e seu perfil.
Não é errado você pedir que alguém te faça uma recomendação sincera baseado em algum trabalho ou projeto que realizou juntos, certo? Quanto mais específico e menos “vago” for a recomendação escrita para você, melhor será. Mas também não precisa forçar a barra e sair pedindo recomendações para todo mundo – isso não é muito bem visto.
Um ponto interessante das recomendações do LinkedIn é que elas só são publicadas em seu perfil mediante à sua aprovação. Ou seja, se o conteúdo não te agradar, você pode impedir o texto de ser publicado.
Leia mais:
Como montar um bom currículo?
Como se dar bem na dinâmica de grupo?