Atendimento / Ouvidoria

Em parceria com Hospital Mário Covas, unidade Santo André realiza encontro sobre bioética

Blog
22 de junho de 2012
bioética

A STRONG/FGV, em parceria com o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), promoveu no último dia 14/6 o encontro “Terminalidade da Vida – Aspectos Bioéticos, Filosóficos e Religiosos”. O evento gratuito foi destinado a alunos, profissionais da área da saúde, funcionários do HEMC. O objetivo foi debater questões que envolvem a bioética com representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e profissionais do setor.

O encontro foi organizado pela turma do MBA em Executivo em Saúde, da unidade Santo André, formada principalmente por profissionais da área da saúde, sob a orientação do prof. Dr. Cláudio Alexandre Tosta, consultor em desenvolvimento institucional e gestão estratégica com pessoas.

A atividade foi aberta pelo superintendente do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari. Na sequencia, Dr. Reinaldo Ayer de Oliveira, do Conselho Regional de Medicina, falou sobre os aspectos bioéticos discorrendo os conceitos acerca da terminalidade, eutanásia, distanásia e ortotanásia e a legislação e resoluções do tema.

Os aspectos religiosos que envolvem a questão foi abordada pela Dra. Ieda Verreschi. Na ocasião, ela apresentou um trabalho baseado na cultura ocidental e cristã, que mostrou as mudanças e evolução da Medicina, tratando de sua origem e traçando um linha histórica, com destaque para os períodos da idade média, moderna e contemporânea e como os conceitos de morte eram formulados.

Já as questões filosóficas que integram os conceitos de vida e morte e as várias teorias existentes que admitem ou não a reencarnação ou continuidade da vida após morte ficaram a cargo do Dr. Pedro Gregori. A aceitação da morte, pelo médico, tanto nas relações com os pacientes como nas relações pessoais que envolvem parentes e amigos, foi destacada pelo Dr. Gregori, que salientou. “Além dos aspectos emocionais e morais, o médico sempre questionará o seu desempenho profissional e técnico”, finalizou.

Informações: Assessoria de Imprensa do HEMC


Precisa de ajuda?