Atendimento / Ouvidoria

Como se destacar no mercado de trabalho?

Blog
06 de abril de 2022

Para alcançar as melhores vagas de emprego e as maiores chances de sucesso profissional é necessário se destacar no mercado de trabalho. Mas como fazê-lo diante da concorrência tão acirrada e cada vez maior? Afinal, um diploma universitário não é mais suficiente, é preciso ir além.

A graduação continua sendo importante. Contudo, ela precisa de outros subterfúgios que ajudem no destaque. Isto é, que direcionem os holofotes ao profissional que soma outras qualidades e capacidades. 

Confira hoje, abaixo, tudo sobre como conseguir ganhar destaque no mercado de trabalho. Com alguns passos e cuidados específicos é possível se sobressair aos demais profissionais da área e construir um caminho frutífero!

Dicas de como se destacar no mercado de trabalho e trilhar um caminho de sucesso

Existem vários cuidados e esforços que podem dar destaque a um profissional e aos serviços que ele presta. E, com isso, cria sua fama, o que aumenta suas chances de conseguir as melhores vagas de emprego disponíveis em sua área de atuação.

Mas não é só isso. Com esses cuidados também é possível criar uma espécie de disputa sobre o profissional. Afinal, quando ele se destaca e mostra que pode somar mais à empresa e projetos, ele também se torna mais valioso.

Isso, então, leva ao aumento de oferecimentos de vagas; também, à garantia de acesso às melhores condições possíveis para ocupar um emprego. Não à toa, pois o profissional passa a contar com cartas na manga que valorizam o seu passe.

Portanto, ao aplicar esforços para se destacar no mercado de trabalho o profissional sai ganhando no todo. Ele tem acesso às melhores empresas e vagas; também, aos projetos mais disputados; igualmente, garante melhores condições financeiras.

Quer saber como conseguir tudo isso? Então veja agora nos itens abaixo dicas essenciais para ganhar destaque no mercado de trabalho.

Especialize-se

Primeiramente, especialize-se! É ideal que você vá além da graduação e busque se tornar um expert da área. Nesse caso, existem várias possibilidades. Por exemplo, a pós-graduação em stricto sensu, que se refere à especialização e aprofundamento em um ponto da sua área de atuação.

Ou, então, as especializações universitárias tais como mestrado e doutorado. Nesse caso, há foco em pesquisa e em desenvolvimento de teses, projetos e produtos que possam somar à sociedade e em descobertas.

Por fim, mas não menos importante, também temos o MBA, sigla que representa o “Master in Business Administration”. Ele nada mais é do que uma especialização profissional que se volta à área de negócios.

E esse é o tipo de especialização que cada vez mais chama a atenção. Ela se diferencia por trazer noções do dia a dia profissional para negociações e trâmites empresariais.

Uma vez que o mundo se torna cada vez mais corporativo e que todas as áreas lidam com negociações e administração de negócios e empreendimentos, o MBA é interessante para todas elas.

Tenha uma rede de contatos (Networking)

Outro ponto essencial para se destacar no mercado de trabalho é manter uma rede de contatos profissional. Ou seja, ter um networking. Essa rede é muito interessante, na medida em que traz oportunidades e, também, permite parcerias.

Considere, por exemplo, que ao conhecer e ter proximidade com outros profissionais da sua área você tem maiores chances de ganhar uma indicação para uma vaga ou trabalho pontual.

Do mesmo modo, também pode fazer essas indicações quando necessitar dentro da sua empresa ou para um cliente que precisa de um trabalho específico que não está na sua alçada.

Outras questões, ainda, incluem a possibilidade de promoção de parcerias, desenvolvimento de projetos e de comprovação de que você realmente está inserido naquele nicho. Isto é, que o vive e, portanto, está em contato com quem ali também transita.

Desenvolva um currículo de qualidade

O desenvolvimento de um currículo pode parecer algo básico. Porém, saiba que é algo essencial para se destacar no mercado de trabalho. Afinal, não raro é o primeiro contato que uma empresa possui com um profissional.

Por isso, o currículo deve representar você. Ele deve refletir organização, bom português e objetividade. Não exagere em dados desnecessários, bem como não negligencie outras informações que são essenciais.

O seu currículo deve, necessariamente, conter:

  • Nome, endereço, telefone e e-mail para contato;
  • Formação profissional (universidade, especializações) e ano de formação;
  • Lista dos seus principais vínculos de trabalho e um resumo do que você fazia nesses empregos;
  • Informações adicionais que possam somar ao seu perfil profissional. Por exemplo, intercâmbios. Ou, então, voluntariados. Igualmente, encabeçamento de projetos diversos ou ministração de cursos.

Por fim, para se destacar no mercado de trabalho o seu currículo jamais deve conter erros de português. Também, escolha uma fonte sóbria. Ao enviá-lo, lembre-se de deixá-lo em PDF, ter um bom design e, ainda, mandar uma mensagem no corpo de e-mail.

Apesar de tudo isso parecer simples, são pontos que passam em branco para alguns profissionais (especialmente para quem está começando no mercado de trabalho). Portanto, evitar esses erros e saber no que focar é um grande começo.

Faça um portfólio online

O currículo é importante, mas o portfólio também é. Nele você pode demonstrar em mais detalhes seus principais trabalhos (não todos! Escolha com parcimônia!). Ele é interessante, então, pelo envio facilitado e por dar exemplos de como é a sua atuação profissional.

Participe de eventos da sua área

Continuando com nossas dicas para se destacar no mercado de trabalho, não deixe de participar de eventos da sua área. Por exemplo, palestras e workshops. Igualmente, de rodas de discussão e grupos de estudos.

Isso ajuda você a se manter sempre atualizado quanto às tendências do mercado e novidades dele. Igualmente, a manter seu círculo de contatos sempre ativo. Da mesma forma, de encontrar chances profissionais.

Lembre-se: quem não é visto não é lembrado. Portanto, é essencial que você esteja presente onde as pessoas da sua área também estão.

Crie conteúdo sobre assuntos da sua área

Por fim, nossa última dica para se destacar no mercado de trabalho é passar a criar conteúdo sobre sua área. Para isso, a internet oferta várias chances. 

Vídeos no YouTube, textos para blogs e até mesmo opiniões em colunas para jornais e revistas ajudam  muito. Assim, torne-se uma referência da sua área e aumente suas chances de sucesso profissional!


Precisa de ajuda?